UMA ANÁLISE COMPARATIVA DAS DIRETRIZES DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL E BOLÍVIA

AS DIFERENÇAS DE ABORDAGEM CULTURAL, NORMATIVA E O CONTEXTO DE FRONTEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/fcpkaq60

Resumo

O artigo analisa comparativamente o ensino de Geografia para crianças nos anos iniciais em Corumbá (Brasil) e nas cidades bolivianas vizinhas, com base em documentos curriculares oficiais. O objetivo é compreender como o ensino de Geografia, a identidade e a interculturalidade são abordados na BNCC, no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul e no Currículo Base del Sistema Educativo Plurinacional. A pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, evidencia contrastes entre as abordagens: enquanto o Brasil adota uma perspectiva normativa, a Bolívia valoriza práticas comunitárias e interculturais.

Biografia do Autor

  • Lylianne Chaparro Magalhães Souza, UFMS

    Graduada em Geografia (UFMS) e mestranda em Educação (UFMS)

  • Samuel da Silva Souza, UFMS

    Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAN(2017).Pós-graduado pela Faculdade Internacional Signorelli (EAD) no curso de Matemática- nível Especialização, Lato Senso(2013). Graduação em Matemática Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Graduado em Pedagogia (Segunda Licenciatura), pela Faculdade Educacional da Lapa (2019).

  • Élvis Christian Madureira Ramos

    Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Sagrado Coração (USC, 1999), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (FC/UNESP, 2005) e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP, 2017). Foi professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 1999 a 2019, atuando no Ensino Fundamental e Médio. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador em Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMS) e coordenador do Grupo de Pesquisa Laboratório de Dinâmicas Espaciais (LADINE/UFMS/CPAN) e pesquisador no Grupo Geografia das Juventudes (GeoJuves), ambos registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Seus temas de pesquisa incluem: teorias espaciais no estudo da sociedade; geografia urbana e geografia social; etnogeografia e territorialidades juvenis na cidade; ensino de geografia e suas linguagens; alfabetização geográfica e o espaço no ensino e na educação escolar; além das territorialidades, fluxos e mudanças na região do Pantanal e suas fronteiras.

Downloads

Publicado

2026-02-20

Edição

Seção

Dossiê: Estudos Fronteiriços