MIGRANTES PENDULARES, FEIRANTES BOLIVIANAS EM CORUMBÁ- MS, NO ACESSO AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE BRASILEIRO

Resumo

Apresenta-se o resultado parcial da pesquisa “Protagonismo das bolivianas feirantes de Corumbá/MS no acesso às políticas públicas brasileiras”, que investigou estratégias de migrantes pendulares para acessar também a política de saúde, especialmente o Cartão Nacional de Saúde (CNS). A investigação baseada em revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com oito mulheres evidenciou práticas como alugar residência ou pagar para utilizar endereços locais. Apesar disso, a maioria não possui o CNS. Observou-se protagonismo na garantia de direitos aos filhos, expresso também na escolha de realizar o parto em hospital brasileiro. Defende-se a revisão das normativas municipais, considerando as particularidades da realidade fronteiriça.

Biografia do Autor

Diana Roussoglou, Prefeitura Municipal de Corumbá/MS

Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Assistente Social da Prefeitura Municipal de Corumbá, lotada no Pronto-Socorro Municipal de Corumbá/MS. Pesquisadora do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). E-mail: roussoglou2@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0009-0007-9861-2492

Marco Aurélio Machado de Oliveira , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Historiador. Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF/UFMS-CPAN). Pesquisador do Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (MIGRAFRON). E-mail: marco.oliveira@ufms.br, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3749-6030.

 

Publicado
2025-11-26
Seção
Dossiê: Estudos Fronteiriços