AS BACIAS HIDROGRÁFICAS CÊNICAS DOS RIOS DA PRATA, FORMOSO E PEIXE: DINÂMICAS TERRITORIAIS, CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FAIXA DE FRONTEIRA DE MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Este trabalho analisa o processo de uso e ocupação das bacias cênicas dos rios da Prata, Formoso e Peixe (MS), inseridas em ambiente cárstico de elevada fragilidade ambiental e na faixa de fronteira. A metodologia baseou-se no estudo do binômio território-paisagem, fez uso de técnicas de cartografia, análise multitemporal e sensoriamento remoto. Os resultados demonstram uma substituição da vegetação nativa por monoculturas e pastagens, turvamento dos rios e expansão da mineração, afetando a estrutura e função dos sistemas cársticos. Tais elementos apontam para a urgência de estratégias em um cenário atual de mudanças climáticas e crises hídricas.
Publicado
2025-11-26
Seção
Dossiê: Estudos Fronteiriços
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
