TERRITORIALIDADES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APA E AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEL
Resumo
O presente artigo traz os primeiros resultados de uma pesquisa socioantropológica no entorno de bacia hidrográfica na fronteira Brasil/Mato Grosso do Sul – Paraguai. Partindo da análise de entrevistas feitas junto a indígenas e camponeses de assentamentos e comunidades rurais tradicionais, os resultados preliminares apontam para a possibilidade da construção de um modelo de desenvolvimento, baseada na coexistência sustentável de uma sociobiodiversidade no entorno da bacia.Referências
ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de (org.) A questão agrária em Mato Grosso do Sul: uma visão multidisciplinar. Campo Grande: Ed. UFMS, 2008.
BROCH, Synara A. O. Gestão Transfronteiriça de Águas: O Caso da Bacia do Apa. Tese de Doutorado. Brasilia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2008.
CHAMORRO, G. Kurusu Ñe’ëngatu: Palabras que la historia no podría olvidar. Asunción: CEADUC, 1995.
GIDDENS, Anthony. As consequências da Modernidade. 3. ed., São Paulo: Editora Unesp, 1991.
DIRECCIÓN General de Estadísticas, Encuestas y Censos 2002. “Censo Nacional Indígena de Población y Viviendas. Fernando de la Mora, 2003.
FLICK, Uwe. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2004.
GIRARDI, Eduardo Paulon. Atlas da questão agrária brasileira. São Paulo: Unesp, 2008. (disponível em www4.fct.unesp.br/nera/atlas/index.htm, julho de 2011).
JAMESON, Fredric. As sementes do tempo. São Paulo, Editora Ática, 1997.
LEFF, Henrique. Ecologia, Capital e Cultura. A territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.
MDA/INCRA. (2009) Projetos de assentamento criados e/ou reconhecidos pelo INCRA-MS. Campo Grande: Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul (material não publicado).
MOSCOVICI, Serge. Natureza. Para pensar a ecologia. Rio de Janeiro: Mauad X: Insituto Gaia, 2007.
PEREIRA, Levi M. Demarcação de terras kaiowá e guarani em MS: Ocupação tradicional, reordenamentos organizacionais e gestão territorial. In: Tellus. Campo Grande: Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas –NEPPI/UCDB, 10 (18), 2010, p. 115-137.
SUSNIK, B. Los aborígenes del Paraguay II. Etnohistoria de los Guaraníes. Época Colonial. Asunción: Museo Etnográfico "Andrés Barbero", 1979.
WEIHRICH, H. The TOWS matrix - a tool for situational analysis, Journal of Long Range Planning, Vol. 15, No. 2., 1982.