CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DA UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DA BACIA DO RIO SANTANA

  • Ana Paula Silva Teles Universidade Católica Dom Bosco
  • Larissa Fernanda Rosa de ALMEIDA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Synara Aparecida Olendzki BROCH Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Resumo

O presente estudo objetiva realizar a caracterização da UPG Santana através de dados consolidados na literatura, buscando orientar o desenvolvimento econômico da região de maneira sustentável. A delimitação espacial da bacia hidrográfica favorece a caracterização e gestão da UPG Rio Santana, entretanto há carência de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. A região é considerada uma área de expansão econômica, mas a supressão da vegetação natural e o intenso uso do solo sinalizam a necessidade da adoção de práticas conservacionistas principalmente para a atividade pecuária.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Teles, Universidade Católica Dom Bosco
Mestranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Universidade Católica Dom Bosco.
Larissa Fernanda Rosa de ALMEIDA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Doutoranda em Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Synara Aparecida Olendzki BROCH, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Águas. Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba. [online]. Junho 2013. Disponível em: < http://www.paranaiba.cbh.gov.br/PRH/Folheto_PRH_Paranaiba.pdf> Acesso em 20 set. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades @. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em 21 set. 2013.

MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Ed. UEMS, Campo Grande-MS, 194p. 2010.

MATO GROSSO DO SUL. Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul (ZEE/MS): Primeira Aproximação. Campo Grande- MS, 134 p.2009.

SISLA. Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental. Disponível em http://sisla.imasul.ms.gov. Acesso em 27. set. 2013.

SILVA, J. dos S. V., et al. Projeto GeoMS: cobertura vegetal e uso da terra do Estado de Mato Grosso do Sul. Campinas, SP: Embrapa Informática Agropecuária, 64p.: Il.color.; 30cm. 2011(a).

Publicado
2014-11-17