CARACTERIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS DA UNIDADE DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DA BACIA DO RIO SANTANA
Resumo
O presente estudo objetiva realizar a caracterização da UPG Santana através de dados consolidados na literatura, buscando orientar o desenvolvimento econômico da região de maneira sustentável. A delimitação espacial da bacia hidrográfica favorece a caracterização e gestão da UPG Rio Santana, entretanto há carência de monitoramento das águas superficiais e subterrâneas. A região é considerada uma área de expansão econômica, mas a supressão da vegetação natural e o intenso uso do solo sinalizam a necessidade da adoção de práticas conservacionistas principalmente para a atividade pecuária.Referências
BRASIL. Agência Nacional de Águas. Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba. [online]. Junho 2013. Disponível em: < http://www.paranaiba.cbh.gov.br/PRH/Folheto_PRH_Paranaiba.pdf> Acesso em 20 set. 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades @. Disponível em: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/home.php>. Acesso em 21 set. 2013.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul. Plano estadual de recursos hídricos de Mato Grosso do Sul. Ed. UEMS, Campo Grande-MS, 194p. 2010.
MATO GROSSO DO SUL. Zoneamento Ecológico-Econômico de Mato Grosso do Sul (ZEE/MS): Primeira Aproximação. Campo Grande- MS, 134 p.2009.
SISLA. Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental. Disponível em http://sisla.imasul.ms.gov. Acesso em 27. set. 2013.
SILVA, J. dos S. V., et al. Projeto GeoMS: cobertura vegetal e uso da terra do Estado de Mato Grosso do Sul. Campinas, SP: Embrapa Informática Agropecuária, 64p.: Il.color.; 30cm. 2011(a).