INTRODUÇÃO ÀS ANÁLISES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPACTOS E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

  • ANNE CAROLINE HEREDIA PARABA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo é um breve relato de experiência e discute de forma inicial o levantamento bibliográfico e análises já realizadas por alguns pesquisadores acerca do reconhecimento e importância do uso de tecnologias por parte dos professores e da escola, retirando dessa produção, pontos pertinentes para ampliação da discussão sobre as tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores, seus desafios e dificuldades quanto ao uso nos processos de ensino e aprendizagem. Apresenta ainda, a percepção necessária ao discente da graduação, que reconhece a tecnologia como um novo aparato de trabalho, parte da sua formação, necessária no novo contexto na educação.

Biografia do Autor

ANNE CAROLINE HEREDIA PARABA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do 7º semestre no curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares NEPI PANTANAL, Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia. 

Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga.Doutora em Saúde Pública. Profa. Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares  - NEPI PANTANAL, Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.  

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Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai