INTRODUÇÃO ÀS ANÁLISES DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: IMPACTOS E DESAFIOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Resumo
Este artigo é um breve relato de experiência e discute de forma inicial o levantamento bibliográfico e análises já realizadas por alguns pesquisadores acerca do reconhecimento e importância do uso de tecnologias por parte dos professores e da escola, retirando dessa produção, pontos pertinentes para ampliação da discussão sobre as tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores, seus desafios e dificuldades quanto ao uso nos processos de ensino e aprendizagem. Apresenta ainda, a percepção necessária ao discente da graduação, que reconhece a tecnologia como um novo aparato de trabalho, parte da sua formação, necessária no novo contexto na educação.
Referências
BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, 1998. Disponível em: <http://bit.ly/11OnwEO>. Acesso em: 18 abr. 2016.
BIAGIOTTI, Luiz Claudio Medeiros; REIS, Amanda Cavalcanti; DUART, Cheyenne Fernandes. A inclusão digital dos estudantes e professores do ensino fundamental, na rede privada, no município de São Gonçalo. Disponível em: http://bit.ly/1LVIrMd. Acesso em: 26 mai. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
nº9.394/1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a Formação de
Professores da Educação Básica em Nível Superior. Brasília, 2001.
CAMPOS, Jennyclaudia Fernanda Souza; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. A Formação Inicial e Continuada De Professores e o uso Das Tecnologias Digitais na Escola: Primeiras Aproximações. Corumbá: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso.
COUTINHO, Clara Pereira. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português. Educação, Formação & Tecnologias, Portugal, v. 2, n. 1, Mai./2009.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP:
Papirus, 2012.
MENDONÇA, Jório Saraiva Furtado de. Tecnologias digitais para a educação. Brasília: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, 2013. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso.
SANTOS, Vanderlei Siqueira Dos. Formação de professores na modalidade presencial e on-line com foco na prática pedagógica com a utilização das TIC`s. 2012. 278 f. Tese (Doutorado em educação) - Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012.