EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PERCEPÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS DO PANTANAL

  • CRISTIANE FERREIRA VERLAINE DE OLIVEIRA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • CLÁUDIA ARAÚJO DE LIMA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

No cenário mundial e brasileiro, a violência sexual contra crianças e adolescentes tem se tornado um fator preocupante a todas as instâncias sociais, especialmente na área da educação. Em decorrência disso, foi realizada uma pesquisa acerca da percepção de professores da UFMS/CPAN sobre a temática em questão, por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, bibliográfica, considerando somente as publicações em língua portuguesa, num recorte temporal de 2010 a 2015. Os resultados confirmaram baixa produção acadêmica na área da educação e pouca discussão nos cursos de formação de professores referente ao tema, em especial a Pedagogia. 

Biografia do Autor

CRISTIANE FERREIRA VERLAINE DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do 7º semestre no curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidades e violências - NEPI PANTANAL – Grupo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Educação Social – PPGE/CPAN/UFMS, Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.  

CLÁUDIA ARAÚJO DE LIMA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pedagoga. Doutora em Saúde Pública. Profa. Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidades e violências - NEPI PANTANAL – Grupo de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Educação Social – PPGE/CPAN/UFMS, Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.

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Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai