EDUCAÇÃO NO BRASIL: FATOR EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES EM REGIÃO DE FRONTEIRA

  • LARISSA CAMPOS NUNES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo aborda algumas questões referentes à educação, em especial, a formação de mulheres jovens que vivem e estudam em região da fronteira entre o Brasil e a Bolívia. A educação como fator importante para a independência feminina (Emancipação),no enfrentamento pela igualdade de direitos, expressada a partir da aplicação de questionário semiestruturado, da representação social das ingressadas na universidade, entre outras questões como o feminismo e o desenvolvimento das mulheres. Os resultados encontrados abordam as inquietações acerca do número massivo de mulheres no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.   

Biografia do Autor

LARISSA CAMPOS NUNES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do 7º semestre no curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares NEPI PANTANAL – Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.  

Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga. Doutora em Saúde Pública. Profa. Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Líder e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares  - NEPI PANTANAL – Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.  

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Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai