A VIOLÊNCIA ENTRE OS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ-MS

  • MARCELA MARIA MARQUES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo buscou fazer uma reflexão, por meio de pesquisa bibliográfica, acerca da violência entre os adolescentes no ambiente escolar. Aponta-se o pouco interesse dos educadores para atuar na área do enfrentamento à violência escolar. É importante saber, compreender as causas da violência praticadas entre os adolescentes, para nortear, orientar os adolescentes e profissionais envolvidos. Esse levantamento configura a primeira parte de uma análise a ser realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pantanal – NEPI/PANTANAL por intermédio do Observatório Eçaí: educação, saúde, desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia. 

Biografia do Autor

MARCELA MARIA MARQUES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Discente do 7º semestre no curso de graduação em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus do Pantanal; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares – NEPI -PANTANAL-Projeto Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia. 

Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga; Doutora em Saúde Pública; Profa. Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Coordenadora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares em Políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidades e violências - NEPI PANTANAL- Projeto Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros  direitos  humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.

Referências

ABERASTURY, A.; KNOBELL, M. Adolescência normal: Um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.

ABRAMOVAY, Miriam et all. Violência nas escolas. Brasília: UNESCO, Instituto Ayrton Sena, UNAIDS, Banco Mundial, USAID, Fundação Ford, CONSED, UNDIME, 2004.

CALLIGARIS, CONTARDO. A Adolescência. São Paulo. Publifolha. 2000.

CANDAU, Vera Maria(org.). Construir Ecossistemas Educativos¬ Reinventar a Escola. In: Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 11 a 16.

CHARLOT, B. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Sociologias, Porto Alegre, ano 4, n. 8, p. 432-443, jul/dez 2002.

COSTA, Polyana A. da S. Violência no cotidiano escolar: a visão dos professores que atuam no ensino fundamental de escolas públicas do município de Corumbá-MS. 2011. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação)-UFMS. Corumbá, 2011.

Dahlberg, Linda L.; Krug, Etienne G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 11, 2006, pp. 1163-1178. Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, Brasil

FANTE, Cleo; PEDRA, José Augusto. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008. ISBN 978-85-363-1366-5

FERRARI, Armando B. Adolescência, o segundo desafio. Considerações psicanalíticas. rev. Tradução de Marcella Mortara. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Violência e Saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. 132 p. Coleção Temas em Saúde.

¬¬¬______, Marília Pontes. A Instituição Escolar e a Violência. Disponível em:www.iea.usp.br/artigos

NOGUEIRA, Paulo H. de Q.; VILLAS, Sara. “Juventude, Indisciplina e regras escolares”. In: CORREA, Licinia Maria; ALVES, Maria Z.; MAIA, Carla L.(org.). Cadernos temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

OLIVEIRA, Patrícia C. Dias de. Bullying no ambiente escolar: um olhar a partir da produção de teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação. 2013. 24f. Dissertação (Graduação em Pedagogia)-UFMS. Corumbá, 2011.

SILVA, J. M. P e SALLES, L. M. F. A violência na escola: abordagens teóricas e propostas de prevenção. IN: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. Especial 2, p. 217-232, 2010. Editora UFPR.

TRASSI, Maria de Lourdes; MALVASI, Paulo Artur. Violentamente pacíficos: desconstruindo a associação juventude e violência. São Paulo, 2010.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?In: Educ.Soc., Campinas, vol.28, n.101, p. 1287-1302, set/dez.2007.

ZAGURY, Tânia. O adolescente por ele mesmo Rio de Janeiro: Record. 1996

Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai