POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: UMA ANÁLISE TEMPORAL SOBRE OS ESTUDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

  • SUELLEN GOMES SAAB Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a produção científica nacional da área de Educação, realizada pelas universidades federais, acerca do tema adolescentes em conflito com a lei. A base do estudo foram as políticas públicas de educação e uma revisão bibliográfica sobre a temática entre os anos 2011 e o primeiro semestre de 2016. De maneira sucinta, discute-se o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e o que foi verificado nas realidades apresentadas pelos autores. Identificou-se no contexto da produção científica, uma defasagem de pesquisadores da área da Educação que estudam e publicam trabalhos sobre a temática.

 

Biografia do Autor

SUELLEN GOMES SAAB, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda do 9º semestre Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/Pantanal Projeto de Pesquisa Observatório Eçaí Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia.
Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga. Doutora em Saúde Pública. Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/Pantanal – Projeto de Pesquisa Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia. 

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Publicado
2016-12-14
Seção
Número Especial: Observatório Eçai