O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFLEXÃO A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL MADRE CRISTINA EM MIRASSOL D’OESTE/MT

  • Allini Francisca Novaes ZUCHINI UNEMAT
  • Tania Paula da SILVA UNEMAT
  • Valéria O’LOIOLA Escola Estadual Senador Mario Motta

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre o Ensino de Geografia na Educação no/do Campo, tendo por base a realidade educacional da Escola Madre Cristina, localizada no assentamento Roseli Nunes em Mirassol D’Oeste/MT. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se de leituras bibliográficas sobre o ensino de Geografia e a educação no/do campo, análise dos documentos oficiais sobre a temática e coleta de dados in loco com os sujeitos que compõem a escola. Os resultados nos indicam que a educação do campo é uma conquista dos movimentos sociais por uma educação digna e de qualidade para a população do campo.

 

Biografia do Autor

Allini Francisca Novaes ZUCHINI, UNEMAT
Acadêmica do Curso de Geografia da Unemat. Bolsista PIBID-GEO.
Tania Paula da SILVA, UNEMAT
Profa. Ms. do Depto. de Geografia da UNEMAT. Coordenadora do PIBID-GEO. Membro do Grupo de Pesquisa: “Estudos Agrários” e “SERPEGEO”. Doutoranda em Geografia pela UFF
Valéria O’LOIOLA, Escola Estadual Senador Mario Motta
Profa. de Geografia da Rede Pública, contratada, da Escola Estadual Senador Mario Motta

Referências

ALENTEJANO, Paulo R. R. Perspectivas de desenvolvimento da educação do campo nos acampamentos e assentamentos rurais do estado do Rio de Janeiro. Projeto de pesquisa. RJ, 2010. (mimeo).

ALMEIDA, Rosemeire A. Geografia e educação do campo: o possível diálogo. In: PEREIRA, Jacira H. V. (Org.); ALMEIDA, Rosemeire A. (Org.). A Educação no/do Campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008. v. 1.

ARROYO, Miguel G; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Monica C. Por uma Educação do Campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BATISTA, Sinthia C. Territorialidades e representações: perspectivas da cartografia geográfica como representação social e gestão territorial. Relatório do Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa. UFMT: FAPEMAT, 2011. (mimeografado).

BRANDÃO, Carlos. O trabalho de saber: cultura camponesa e escola rural. São Paulo: FTD, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação nas Escolas do Campo. Parecer 36/2001. Brasília/DF, 2001.

CAMACHO, Rodrigo S. O Ensino da Geografia e a Questão Agrária nas séries iniciais no Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Ciências humanas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Aquidauana, 2008.

CALDART, Rodrigo S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. Ano 2. n. 2, p.1-16, 2004.

CALDART, Roseli S. A escola do campo em movimento. In: Revista Contexto e Educação. Ijuí: v. 15, n. 58, p. 43-76, abr./jun., 2000.

CALDART, Roseli S. A educação do campo e a perspectiva de transformação da forma escolar. In: MUNARIN, Antonio et al (Orgs.). Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Editora Insular, 2010.

CAVALCANTI, Lana de S. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. (Org.) CALLAI, Helena Copetti, KAERCHER, André Nestor. Ensino de Geografia: práticas e contextualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

COSTA, Cláudia L. Ensino de Geografia no Campo: A importância do lugar no processo de ensino-aprendizagem. Uberlândia: UFU. 2009.

FERNANDES, Bernardo M. Os Campos da Pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica C. Educação do Campo e Pesquisa: questões para reflexão. Brasília: MDA, 2006.

FERNANDES, Bernardo M. Diretrizes de uma caminhada. IN: ARROYO, Miguel Gonzales, CALDART, Roseli Salete, MOLINA, Mônica Castagna. (orgs.) Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008, Capítulo IV, p. 135-145.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

KAERCHER, Nestor A. Desafios e Utopias no Ensino de Geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.

KOLLIGN, Edgar J; CERIOLI, Paulo R; CALDART, Roseli S. Educação do Campo: identidade e políticas. Brasília/DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, v. 01, 1999.

KUDLAVICZ, Mieceslau; ALMEIDA, Rosemeire A. de. Abrindo caminhos para uma educação que valoriza os saberes do homem e da mulher do campo. In: PEREIRA, Jacira H. do V.; ALMEIDA, R. A. de. (Org.) Educação no/do Campo em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.

MACHADO, Ilma F. A organização do trabalho pedagógico em uma escola do MST e a perspectiva de formação omnilateral. FE/Unicamp, 2003. Tese de doutorado.

MARTINS, Fernando J. Educação do Campo: processo de ocupação social e escolar. São Paulo: USP. 2012.

MENEZES NETO, Antonio J. Formação de professores para a educação do campo: projetos sociais em disputa. In: MARTINS, A. A, ANTUNES- ROCHA, M. I. Educação do campo: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.

MOLINA, Mônica C. (orgs.) Educação do Campo e Pesquisa: Questões para Reflexões. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

MOLINA, Mônica C. (orgs.) Por uma Educação Básica do Campo. Brasília: UNB, v. 01, 1999.

NASCIMENTO, Raquel A. Educação do Campo: Um olhar panorâmico. Bahia: UEB. 2004.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Educação e ensino de Geografia na realidade Brasileira. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo: Contexto, 1998.

RECK, Jair. (Org.). Novas Perspectivas para Educação do Campo em Mato Grosso. In: Contextos: (RE) significando a aprendizagem e a vida. Seduc/MT, 2007.

SEE DE MATO GROSSO. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso. SEDUC/MT, s/n.

SEE DE MATO GROSSO. Experiências da Educação Básica do Campo. SEDUC/MT: Fascículo I, s/n.

SOARES, Renata S. Um Estudo Sobre o Ensino de Geografia para a Educação do Campo. São Cristovão: UESB. 2011.

SOUZA, Maria A. Educação do Campo: políticas, práticas pedagógicas e produção científica. In: Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1089-1111, set./dez. 2008.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2ª. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

Publicado
2014-11-17