EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM ESCOLAS FRONTEIRIÇAS: DIÁLOGOS SOBRE FRICÇÕES CULTURAIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA

  • Carlo Henrique Golin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN)
  • Luis Otavio Teles Assumpção Universidade Católica de Brasília (UCB)
Palavras-chave: Identidade, Interculturalidade, Fronteira.

Resumo

O trabalho apresenta algumas impressões sobre diferentes situações observadas num contexto escolar de fronteira (Brasil-Bolívia), vivenciado em Corumbá/MS. Neste sentido, articulou-se uma discussão sobre as diferenças identitárias em uma escola pública fronteiriça e a educação intercultural, principalmente dialogando sobre a presença da diversidade cultural nessa região de fronteira. O presente trabalho tem característica de um estudo observacional descritivo, com base metodológica nos estudos de fronteira e nos procedimentos etnográficos. Os resultados demonstram certas especificidades, dificuldades e potencialidades nos diferentes contextos da escola pesquisada, especialmente quanto à superação de conflitos identitários entre os alunos devido à diversidade cultural local.

Biografia do Autor

Carlo Henrique Golin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus do Pantanal (UFMS/CPAN)
Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2017); Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005); Especialista em Educação Física Escolar (2000) e graduado em Educação Física (1999) pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS no curso de Educação Física (Câmpus do Pantanal - CPAN) em Corumbá-MS. Líder do GePPan (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física do Pantanal - UFMS/CPAN). Tem experiência em Educação Física, com ênfase em Licenciatura, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, formação de professores, Educação intercultural e Fronteira.
Luis Otavio Teles Assumpção, Universidade Católica de Brasília (UCB)
Bacharel, Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professor adjunto da Universidade Católica de Brasília. Professor-orientador do Mestrado e Doutorado em Educação Fisica da Universidade Católica de Brasilia. 

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Publicado
2017-09-17
Seção
VI Seminário de Estudos Fronteiriços