A MIGRAÇÃO INTERNACIONAL MOTIVADA POR QUESTÕES EDUCACIONAIS: O CASO DO PAEC NA UNIFAP

  • Thayná Reneê Cavalcante da Costa Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
  • Silvana Kelly de Morais da Silva Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Palavras-chave: PAEC, internacionalização da Pós-Graduação brasileira, Migração Educacional.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção de alunos estrangeiros nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), oriundos do Programa de Aliança para a Educação e Capacitação (PAEC) da Organização dos Estados Americanos (OEA) em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Inicialmente, será feita uma revisão bibliográfica onde será contextualizado o PAEC; a Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil, além da migração internacional motivada por questões educacionais, fator inicial para o êxodo de muitos estudantes que buscam qualificação em outro país. Na seção final, serão apresentados os resultados obtidos através da pesquisa de campo.

Biografia do Autor

Thayná Reneê Cavalcante da Costa, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Licenciada em Pedagogia (2010) pela Faculdade Atual - FAAT; Especialista em Docência na Educação Superior (2014) pelo Instituto de Educação Superior do Amapá - IESAP . Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional - UNIFAP.

Silvana Kelly de Morais da Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Bacharel em Secretariado Executivo (2011) e Mestra em Desenvolvimento Regional (2015), ambos pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP.

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Publicado
2017-09-25
Seção
VI Seminário de Estudos Fronteiriços