MÍDIA LOCAL DE FRONTEIRA NO EXTREMO SUL BRASILEIRO: O AGRONEGÓCIO COMO NOTÍCIA

  • Thaís Leobeth dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Maria Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Mídia local, Fronteira, Brasil, Uruguai e Argentina, Agronegócio

Resumo

O presente artigo apresenta as primeiras impressões de uma pesquisa voltada à investigação de questões relacionadas à mídia local e as fronteiras nacionais, com enfoque especial à abordagem do agronegócio. O estudo dedica-se a dois jornais impressos locais, sendo um de Santana do Livramento, fronteira do Brasil com o Uruguai, e o outro de Uruguaiana, fronteira brasileira com a Argentina. Trabalha-se com a perspectiva das fronteiras nacionais como zonas de interação e a mídia a partir da teoria da Construção Social da Realidade. A perspectiva metodológica é orientada pelo Estudo de Caso, com aplicação da Análise de Conteúdo.

Biografia do Autor

Thaís Leobeth dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Jornalista. Integrante da Pesquisa Unbral Fronteiras - Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Fronteiras e Limites e da pesquisa “Mídia e Fronteiras: cartografia dos estudos no Brasil”; Membro do Projeto de Extensão Em dia com a Pesquisa – PPGCOM/UFRGS. 
Karla Maria Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Dra. em Ciências da Comunicação; Mestre em Comunicação; Relações Públicas, Jornalista e Publicitária. Profa. pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Diretora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação; Coordenadora da pesquisa “Mídia e Fronteiras: cartografia dos estudos no Brasil”; Vice-coordenadora da Pesquisa “Unbral Fronteiras - Portal de Acesso Aberto das Universidades Brasileiras sobre Fronteiras e Limites”; Membro dos Grupo de Pesquisa no CNPq “Comunicação e práticas culturais”, “Mídia, tecnologia e cultura” e “História da Comunicação”; Coordenadora do Projeto de Extensão Em dia com a pesquisa – PPGCOM/UFRGS; Assessora Ad Hoc do CNPq e da CAPES. 

Referências

ALSINA, Miquel Rodrigo. A construção da notícia. Trad. Jacob A. Pierce. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. Edição revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Atlas S.A., 2007.

AXT, Gunter. Prefácio: Iluminando Divisas. In: GARCIA, Fernando Cacciatore. Fronteira Iluminada. História do povoamento, conquista e limites do Rio Grande do Sul a partir do Tratado de Tordesilhas (1420-1920). Porto Alegre: Sulina, 2012.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Augusto Pinheiro e Luis Antero Reto. 5 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

BENCKE, Glayson Ariel; CHOMENKO, Luiza; SANT’ANA, Danilo Menezes. O que é o Pampa? In: CHOMENKO, Luiza; BENCKE, Glayson Ariel (Orgs). Nosso Pampa Desconhecido. Porto Alegre: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em: <http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20160429181829nosso_pampa_desconhecido.pdf>. Acesso em: 20 de março de 2017.

BERGER, Peter L; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. 35 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CHIAPPINI, Ligia; HAUCK, David. Limites e Lugares. As fronteiras da integração. In: CHIAPPINI, Ligia; HAUCK, Jan-David; TIMM, Liana (Org). Fronteiras da Integração: dimensões culturais do MercosulFronteras de la Integración: las dimensiones culturales del Mercosur. Porto Alegre: Território das Artes, 2011.

CHIAPPINI, Ligia; MARTINS, Maria Helena; PESAVENTO, Sandra Jatahy (Orgs). Pampa e Cultura: de Fierro a Netto. Porto Alegre: Editora da UFRGSInstituto Estadual do Livro, 2004.

DORNELLES, Beatriz. O futuro do jornalismo em cidades do interior. In: ASSIS, Francisco de. (Org). Imprensa do interior: conceitos e contextos. Chapecó: Argos, 2013.

FUNDAÇÃO de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/>. Acesso em: 15 de junho de 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/uf.php?lang=&coduf=43&search=rio-grande-do-sul. Acesso em: 20 de agosto de 2017.

LUCENA, Marta Gomes. A Condição Social Fronteiriça Brasil-Uruguai no Mercosul. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2012.

MÜLLER, Karla M.; OLIVEIRA, Tito C. M. de. Comunicação, cultura(s) e identidade(s) fronteiriças. In: Anais I Enecult. 2004. Acesso em: <http://www.cult.ufba.br/index.html>. Acesso em: 04 de agosto de 2015.

MÜLLER, Karla Maria. Mídia e cultura fronteiriça nos espaços de Livramento-Rivera e Uruguaiana-Libres. In: MARTINS, Maria Helena; CHIAPPINI, Ligia. (Orgs). Cone Sul: fluxos, representações e percepções. São Paulo: Hucitec, 2006.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RADDATZ, Vera Lucia Spacil. Rádio de fronteira: da cultura local ao espaço global. Tese de Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. Pedrinho A. Guareschi, Carmen Grisci, Jefferson Bernardes, Marcos de O. Muller, Rosana Nora, P. Valerio Maya. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

YIN, Robert K. Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Trad. Cristhian Matheus Herrera. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado
2017-09-25
Seção
VI Seminário de Estudos Fronteiriços