MEMÓRIA E IDENTIDADE NO PROCESSO DE RETERRITORIALIZAÇÃO POMERANA NAS MONTANHAS DE SANTA MARIA DE JETIBÁ – ES (BRASIL)

  • Ricardo Linhares de Assis Secretaria da Fazenda do Estado do Espirito Santo
  • Renato Linhares de Assis Embrapa Agrobiologia
Palavras-chave: memória coletiva, valores simbólicos, ressignificação sociocultural, ethos pomerano, ethos camponês.

Resumo

Analisa-se as relações entre identidade, território e pertencimento no processo de reterritorialização dos imigrantes pomeranos e seus descendentes em Santa Maria de Jetibá. A busca por novo espaço territorial possibilitou um reencontro das raízes identidárias, com relocalização a geográfica definida por uma relação identidade-territótio como elemento de pertencimento individual ou coletivo. O desenraizamento e reestruturação em novo espaço e cultura levou a recriação de um ethos pomerano nas montanhas capixabas, a partir de representações identidárias, como a língua pomerana, a religiosidade luterana e o sentimento de germanidade.

Referências

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas. São Paulo: Cia das Letras,2008.

BAHIA, J. O Tiro da Bruxa: identidade, magia e religião entre camponeses pomeranos do estado do Espírito Santo. Tese de doutorado. UFRJ, Museu Nacional. Rio de Janeiro, 2000.

___________ A “Lei da Vida”: confirmação, evasão escola e reinvenção da identidade entre os pomeranos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.1, p.69-82, jan./jun.2001.

___________ Canaã, terra prometida. In: NEVES, D. P. (org). Processos de constituição e reprodução do campesinato no Brasil, v.2: Formas dirigidas de constituição do campesinato. São Paulo: UNESP, 2008.

BARTH, F. Os grupos étnicos e suas fronteiras; A identidade Pathan e sua manutenção; Processos étnicos na fronteira entre os Pathan e os Baluchi; Por um maior naturalismo na conceptualização das sociedades. In: O Guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000.p.25-106; 167-186.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.2000.

HAESBAERT, R. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, I. E. da; COSTA, P. C. da; CORRÊA, R. L. (Org.) Geografia: conceitos e temas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrande Brasil, 2001.

HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções (1789-1848). São Paulo: Paz e Terra, 2004.

KLEIN, H. S. Migração Internacional na História das Américas. In: FAUSTO, B. (org.). Fazer a América. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000.

MARCIAL, N. M. Colonizadores, puris e botocudos: Guerra Justa e aculturação na Bacia do Rio Doce.1808-1831.Dissertação de mestrado pela Universidade Severino Sombra. Vassouras, 2008.

MORSE, R. M. (org.). The Bandeirantes; the historical role of the Brazilian pathfinders, Alfred A. Knopf, Nova York, 1967.

PERICO, R. Echeverri. Identidade e território no Brasil. Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, 2009.

POLLACK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.5, n.10, 1992, p.200-212.

RAASH, S. A colônia de Santa Izabel e seus imigrantes (1847-1889). Dissertação de mestrado. UFES.Vitória,2010.

RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

RAMOS, T. T. Reestruturação produtiva e desterritorialização no Médio Vale do Paraíba Fluminense. Dissertação de mestrado. Niterói: UFF, 2009.

RÖHNELT, L. F. G. Os teutos-gaúchos no bairro Três Vendas - Pelotas-RS: Uma abordagem sobre cultura, espaço e lugar. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2012.

RÖLK, H. R. Descobrindo Raízes: aspectos geográficos, históricos e culturais da Pomerânia. Vitória: UFES. Secretaria de Produção e Difusão Cultural. 1996.

SAYAD, A. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP.1998.

SCHENATO, V. C. Grupos sociais rurais além das fronteiras: construções identidárias entre os colonos e assentados no Oeste Paranaense. Curitiba (PR): CRV, 2011.

SEIBEL, I. Imigrante no século de isolamento: 1870-1970.1ª ed. São Leopoldo: Traço, 2010.

SEYFERTH, G. Imigrantes, estrangeiros: a trajetória de uma categoria incômoda no campo político.Trabalho apresentado na Mesa Redonda Imigrantes e Emigrantes: as transformações das relações do Estado Brasileiro com a migração. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia realizada entre os dias 01 e 04 de junho de 2008, Porto Seguro, Brasil.

SILVA, M. Reterritorialização e identidade do povo Omágua-Kambeba na aldeia Tururucari-Uka. Dissertação de mestrado. Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2012.

TRESSMANN, I. O pomerano: uma língua baixo-saxônica. In: Educação, cultura e sociedade. Revista da Farese - Faculdade da Região Serrana. v.1. Santa Maria de Jetibá, 2008, p. 10-21.

TSCHUDI, J.J. Viagem à Província do Espírito Santo: imigração e colonização suíça 1860. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2004.

WAGEMANN, E. A colonização alemã no Espírito Santo. Rio de Janeiro: IBGE, 1949.

Publicado
2018-10-02
Seção
Dossiê: Desenvolvimento Rural Sustentável