O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO ESCOLAR
Resumo
Este estudo problematiza o desenvolvimento da Educação Ambiental em uma perspectiva que considera o Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). O principal objetivo é contribuir para a reflexão sobre como esse conceito se apresenta no desenvolvimento do currículo escolar. Apresenta as características do estudo de caso como estratégia de pesquisa, quando aplicado um questionário a 77 professores de 26 escolas de 06 municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon. Consolidam-se no esforço de pensar sobre o sentido que os educadores ambientais dão à prática pedagógica da Educação Ambiental a partir do Currículo Básico da AMOP (CBA).Referências
ALMEIDA, J. Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento (rural) sustentável. 1995.Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/lecampo-dp/files/2016/01/Desenvolvimento-Rural-Sustent%C3%A1vel-jalcione.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017.
AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. Cascavel, 2007.
AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. 2. ed. Cascavel, 2015.
APPLE, M. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e da ideologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 64, p. 14-23, 1998.
BERNHEIM, C.T.; CHAUÍ, M.S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.
BRANDÃO, C. R.O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GNOATTO, E.; RIPPLINGER, H. M. G. A formação de professores da rede municipal, na região oeste do Paraná: da criação do departamento de educação na AMOP à produção de cadernos pedagógicos. In: EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática, 12., 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão, 2014. em:<http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA020.PDF>. Acesso em: 20maio 2016.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007.
LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
SACRISTÁN, G. Aproximação ao conceito de currículo. In: _____. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Cap. 1, p. 13-87.
_____. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.