O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO CURRÍCULO ESCOLAR

  • Marise Koppe Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Alvori Ahlert Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Palavras-chave: Educadores ambientais, Desafios, Currículo escolar.

Resumo

Este estudo problematiza o desenvolvimento da Educação Ambiental em uma perspectiva que considera o Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS). O principal objetivo é contribuir para a reflexão sobre como esse conceito se apresenta no desenvolvimento do currículo escolar. Apresenta as características do estudo de caso como estratégia de pesquisa, quando aplicado um questionário a 77 professores de 26 escolas de 06 municípios da microrregião de Marechal Cândido Rondon. Consolidam-se no esforço de pensar sobre o sentido que os educadores ambientais dão à prática pedagógica da Educação Ambiental a partir do Currículo Básico da AMOP (CBA).

Biografia do Autor

Marise Koppe, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável.
Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.
Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
Doutora, Docente do Programa de Doutorado e Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Referências

ALMEIDA, J. Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento (rural) sustentável. 1995.Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/lecampo-dp/files/2016/01/Desenvolvimento-Rural-Sustent%C3%A1vel-jalcione.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017.

AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. Cascavel, 2007.

AMOP. Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Currículo básico para a escola pública municipal: educação infantil e ensino fundamental – anos iniciais. 2. ed. Cascavel, 2015.

APPLE, M. Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e da ideologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 64, p. 14-23, 1998.

BERNHEIM, C.T.; CHAUÍ, M.S. Desafios da universidade na sociedade do conhecimento: cinco anos depois da conferência mundial sobre educação superior. Brasília: UNESCO, 2008.

BRANDÃO, C. R.O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GNOATTO, E.; RIPPLINGER, H. M. G. A formação de professores da rede municipal, na região oeste do Paraná: da criação do departamento de educação na AMOP à produção de cadernos pedagógicos. In: EPREM – Encontro Paranaense de Educação Matemática, 12., 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão, 2014. em:<http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA020.PDF>. Acesso em: 20maio 2016.

GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007.

LEFF, H. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

SACHS, I. Desenvolvimento includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SACRISTÁN, G. Aproximação ao conceito de currículo. In: _____. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Cap. 1, p. 13-87.

_____. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

Publicado
2018-10-29
Seção
Dossiê: Desenvolvimento Rural Sustentável