ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROECOLOGIA

  • Rodrigo Novakoski UFRGS, Graduado em Agronomia linhas de formação em Agroecologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul (PR). Mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), rodrigo.novakoski@hotmail.com
  • Eliane Aparecida Laiol do Amarante PPGDRS-UNIOESTE, graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE (2017), mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS – UNIOESTE)
  • Daniele Garcez Wives Doutora pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (2013). Possui mestrado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Luterana do Brasil (2006).
Palavras-chave: Agricultura Familiar, Transição Agroecológica, Sustentabilidade.

Resumo

O presente estudo busca evidenciar a importância de políticas públicas que atendam das complexidades e carências da agricultura familiar brasileira, uma vez que os alimentos que chegam ao prato do brasileiro são provenientes na grande maioria de propriedades familiares. Cientes da relevância de tal discussão buscou se na literatura argumentos que fortaleçam o posicionamento de alguns agricultores familiares agroecológicos estudados por meio de entrevistas realizadas por técnicos de ATER- Assistência Técnica e Extensão Rural, no oeste do Paraná. Evidenciando ainda as transições constantes vividas na agricultura, suas faces e sua importância diante do seu estado atual de desenvolvimento.

Referências

BRASIL. Lei n° 12.188 de 11 de janeiro de 2010. Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, altera a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federal do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 jan. 2010.

CAPORAL, F. R. Bases Para uma nova ATER pública. Santa Maria: 2003. Disponível em: Acesso em: 17 set. 2017.

CARSON, R., Primavera Silenciosa. 1. ed. São Paulo: Gaia, 2010.

LUTZENBERGER, J. Manual de Ecologia: do jardim ao poder. v.1, Porto Alegre: L&PM, 2004, 120p.

MAPA. Anuário estatístico da agroenergia. Brasília: Mapa/acs, 2009, 160 p.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: Teoria, métodos e criatividade. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

ZONIN, W. J. Agroecologia, transição agroecológica e mudança ambiental. In: BRANDEMBURG, A.; FERREIRA, A. D. D. (Orgs.) Agricultores ecológicos e o ambiente rural: visões interdisciplinares. São Paulo: Annablume, 2012.

Publicado
2020-02-12
Seção
Dossiê Agroecologia, agricultura de montanhas e sistemas agroflorestais