NOTAS INICIAIS SOBRE O SURGIMENTO DE RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS COTIDIANAS ENTRE PATO BRAGADO E NUEVA ESPERANZA, MUNICÍPIOS DA ZONA DE FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAY
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar os fatores que contribuíram para o surgimento de relações transfronteiriças num segmento da zona da fronteira brasileiro-paraguaia, formado pelos municípios de Pato Bragado (Paraná - BR) e Nueva Esperanza- (Dept. de Canindeyú - PY). A análise, parte do ano de 1982, notadamente ano da formação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu quando se observa a emergência de interações transfronteiriças entre os dois municípios. As redes de interação transfronteiriças são recentes e se devem, sobretudo, as profundas mudanças ocorridas na região, com a formação do Lago de Itaipu.
Publicado
2020-02-25
Seção
Dossiê: Estudos Fronteiriços
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.