O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL NA FRONTEIRA ATRAVÉS DE UMA ESCOLA PÚBLICA FEDERAL: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL

  • Wanderson Silva Batista IFMS
  • Mara Aline dos Santos Ribeiro

Resumo

Neste artigo analisa-se a relação entre desenvolvimento econômico e social com educação gratuita, no âmbito da atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, dos Campi de fronteira. Buscou-se identificar as contribuições dessas duas unidades, “escolas técnicas”, em prol do desenvolvimento local e regional.  O IFMS única instituição pública federal com ferta de ensino médio integrado ao profissionalizante com Campis nesses municípios.  Nossas análises apontam que a trajetória perpassa pelo alinhamento de instrumentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, à implementação de cursos voltados às necessidades da população fronteiriça. 

Biografia do Autor

Wanderson Silva Batista, IFMS

Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. Matemática

Publicado
2020-03-03