Ensino por Investigação Como Ferramenta Para Tratar Questões Ambientais
Ensino por investigação nas questões ambientais
Resumo
O conhecimento do meio ambiente, sua importância e função são necessários para a sua conservação. E, uma das maneiras de divulgar essas informações, colaborando para sua preservação, é a discussão do tema no ambiente escolar. Neste trabalho por meio do método de ensino por investigação foi desenvolvido nas aulas de Ciências de uma escola estadual do município de Aquidauana, aulas envolvendo a problemática ambiental “A importância das abelhas”. Para desenvolver a aula dentro do ensino por investigação, foi apresentado para os alunos a seguinte sequência de elementos: Pergunta/Problema, Sistematização do conhecimento construído, Contextualização do conhecimento no dia a dia dos alunos e Atividade avaliativa final. O uso de aulas investigativas como ferramenta de valorização da biodiversidade no ambiente escolar mostrou-se satisfatória, uma vez que foi possibilitado aos alunos serem protagonistas na busca por respostas e apresentação dos resultados do trabalho por eles desenvolvido.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).