Ensino por Investigação Como Ferramenta Para Tratar Questões Ambientais

Ensino por investigação nas questões ambientais

  • Maicon Velasco de Melo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Magno Sá de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumo

O conhecimento do meio ambiente, sua importância e função são necessários para a sua conservação. E, uma das maneiras de divulgar essas informações, colaborando para sua preservação, é a discussão do tema no ambiente escolar. Neste trabalho por meio do método de ensino por investigação foi desenvolvido nas aulas de Ciências de uma escola estadual do município de Aquidauana, aulas envolvendo a problemática ambiental “A importância das abelhas”. Para desenvolver a aula dentro do ensino por investigação, foi apresentado para os alunos a seguinte sequência de elementos: Pergunta/Problema, Sistematização do conhecimento construído, Contextualização do conhecimento no dia a dia dos alunos e Atividade avaliativa final. O uso de aulas investigativas como ferramenta de valorização da biodiversidade no ambiente escolar mostrou-se satisfatória, uma vez que foi possibilitado aos alunos serem protagonistas na busca por respostas e apresentação dos resultados do trabalho por eles desenvolvido.

Biografia do Autor

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2020-11-12