A construção dos saberes culturais das crianças de Mato Grosso do Sul

THE CONSTRUCTION OF CULTURAL KNOWLEDGE OF CHILDREN IN MATO GROSSO DO SUL

  • Eleida da Silva Arce Adamiski Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ariadene Salma da Silva Pulchério Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS
  • Shirley Almada Morais Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS
  • Selma Aparecida Borges Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS
  • Marcos Vinicius Campelo Junior Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0001-6501-644X

Resumo

O texto aborda os saberes locais sul-mato-grossenses e a literatura infantil, cujo intento central é trazer às crianças em idade de alfabetização o reconhecimento e identificação com a cultura local e o encantamento pelo aprender a ler. O objetivo é iniciar uma discussão sobre a importância das literaturas regionais sul-mato-grossenses e como estas contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência fundamentada na produção da Coletânea MS Alfabetiza. 

Publicado
2022-12-23
Seção
Relato de experiência