Proposta interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: abordagem sobre as queimadas urbanas em Campo Grande/MS

INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: APPROACH TO URBAN BURNS IN CAMPO GRANDE/MS

  • Cátia Faviane Reis Castro de Oliveira UFMS
  • Vera de Mattos Machado UFMS

Resumo

Esse texto teve o objetivo de propor e analisar uma atividade didática criando uma ‘representação operacional da prática interdisciplinar’ sobre Queimadas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme Fourez (1993). A metodologia utilizada foi qualitativa participante, em que o professor e o pesquisador são os mesmos sujeitos, sendo analisado o currículo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS e posteriormente elaborada uma síntese parcial que foi desenvolvida com os estudantes de duas turmas de 5º anos. A análise de dados permite dizer que o documento curricular propicia o desenvolvimento dessa proposta e ainda demonstrou a necessidade da formação continuada para a ação docente. Portanto, conclui-se que o objetivo foi alcançado sendo socializado nesse artigo uma representação operacional da prática interdisciplinar.

Biografia do Autor

Vera de Mattos Machado, UFMS

Professora Doutora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências - Mestrado e Doutorado INFI/UFMS e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GPFOPE/CNPq/UFMS.

Publicado
2023-09-01