Proposta interdisciplinar para os anos iniciais do ensino fundamental: abordagem sobre as queimadas urbanas em Campo Grande/MS

INTERDISCIPLINARY PROPOSAL FOR THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION: APPROACH TO URBAN BURNS IN CAMPO GRANDE/MS

  • Cátia Faviane Reis Castro de Oliveira UFMS
  • Vera de Mattos Machado UFMS

Resumen

Esse texto teve o objetivo de propor e analisar uma atividade didática criando uma ‘representação operacional da prática interdisciplinar’ sobre Queimadas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conforme Fourez (1993). A metodologia utilizada foi qualitativa participante, em que o professor e o pesquisador são os mesmos sujeitos, sendo analisado o currículo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS e posteriormente elaborada uma síntese parcial que foi desenvolvida com os estudantes de duas turmas de 5º anos. A análise de dados permite dizer que o documento curricular propicia o desenvolvimento dessa proposta e ainda demonstrou a necessidade da formação continuada para a ação docente. Portanto, conclui-se que o objetivo foi alcançado sendo socializado nesse artigo uma representação operacional da prática interdisciplinar.

Biografía del autor/a

Vera de Mattos Machado, UFMS

Professora Doutora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências - Mestrado e Doutorado INFI/UFMS e coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GPFOPE/CNPq/UFMS.

Publicado
2023-09-01