A A importância dos geossistemas na pesquisa geográfica: uma análise a partir da correlação com a geoecologia das paisagens
THE IMPORTANCE OF GEOSYSTEMS IN GEOGRAPHIC RESEARCH: AN ANALYSIS BASED ON THE CORRELATION WITH LANDSCAPE GEOECOLOGY
Abstract
A pesquisa geográfica evoluiu significativamente, integrando análises sistêmicas para entender melhor as complexidades do ambiente terrestre e suas interações com a sociedade. Diferentes abordagens teórico-metodológicas emergem, enriquecendo essa ciência, como a Geoecológica e a Geossistêmica. Este artigo explora a importância dos geossistemas e sua relação com a Geoecologia das Paisagens, comparando ambas as abordagens. A metodologia é a análise bibliográfica de referências fundamentais. As análises indicam que: i) ambas buscam entender a complexidade das relações entre sociedade e meio ambiente, apresentando similaridades e adotando perspectivas distintas conforme o objeto de estudo; ii) os geossistemas são estruturas teóricas essenciais para entender a dinâmica dos sistemas ambientais, desempenhando um papel crucial na pesquisa geográfica contemporânea; e iii) a Geoecologia das Paisagens contribui significativamente para um conhecimento mais profundo dos processos geográficos e da dinâmica socioambiental.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).