Efeito da sazonalidade em área de ecótono Cerrado e Pantanal na abundância de insetos

  • Bruna Barba Algarve Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana.
  • Fabiana de Abreu dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana.
  • Luciane Gomes Freire
  • Silvia Thais Pereira de Melo
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumen

Embora os biomas Cerrado e Pantanal representem regiões com alta biodiversidade, o conhecimento relacionado as comunidades de insetos nesses biomas e na área de transição são escassos. O objetivo deste estudo foi observar em uma área de ecótono entre os biomas Cerrado e Pantanal no munícipio de Aquidauna-MS, a abundância das ordens de insetos coletadas no solo e o efeito da sazonalidade na abundância dos insetos. As coletas ocorreram nas estações seca e chuvosa. Para a coleta dos insetos, mensalmente foram instaladas armadilhas de queda. Foram coletados 7235 insetos, sendo 2318 na estação seca e 4917 na estação chuvosa. As ordens mais abundantes foram Hymenoptera e Coleoptera. No presente estudo foi observado que a abundância de insetos em área de ecótono Cerrado Pantanal tem um padrão sazonal, com maior abundância de insetos na estação chuvosa.

Biografía del autor/a

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2020-11-12