Contribuições da extensão universitária para inclusão científica e cultural de escolares da região de Aquidauana-MS

CONTRIBUTIONS OF UNIVERSITY OUTREACH TO SCIENTIFIC AND CULTURAL INCLUSION OF STUDENTS IN AQUIDAUANA-MS REGION

Resumen

Neste trabalho é apresentado as contribuições dos Projetos de Extensão Conhecendo o Paraíso: Pantanal, Cientista na Escola, Descobrindo a Célula e MOCA (Mostra de Cinema Ambiental de Aquidauana). Os projetos foram desenvolvidos na UFMS, campus de Aquidauana, com foco na divulgação científica e cultural para os escolares da região. A pesquisa foi documental por meio de um levantamento bibliográfico dos Anais do Integra e dos dados cadastrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos da UFMS. Todos os projetos foram desenvolvidos ao menos três vezes. O projeto que vem sendo desenvolvido a mais tempo é o Descobrindo o Paraíso: Pantanal, o qual ocorre desde o ano de 2016. Por fim, foi observado a grande capacidade que essas ações têm de levar até a comunidade externa ações de qualidade que podem contribuir com a formação do sujeito crítico e participativos da sociedade.

Biografía del autor/a

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Rogério Rodrigues Faria, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Aquidauana

É licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia e Conservação, com período de estágio sanduíche na Universidad de Vigo, Vigo-España. Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, Aquidauana-MS, bem como docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências do Instituto de Física da UFMS. Linhas de pesquisa: ecologia; interação planta-animal; ensino de ciências ambientais; educação ambiental. É líder do grupo de pesquisa "Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal" e integrante do grupo "Ensino de Ciências Ambientais" ambos da UFMS.

Camila Aoki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Aquidauana

Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Biológicas, Mestrado e Doutorado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana e está credenciada no Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal e Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais, ambos na UFMS. Tem desenvolvido projetos na área de fenologia, interações mutualísticas e ecologia de populações de insetos. É pesquisadora integrante de vários grupos de pesquisa do CNPq no Estado de Mato Grosso do Sul e líder do grupo de pesquisa Estudos Integrados em Biodiversidade do Cerrado e Pantanal

Edihanne Gamarra Arguelho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Aquidauana

Possui graduação em biologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2008), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Aquidauana. Possui experiência em estudos de biodiversidade e na identificação molecular de espécies, especialmente com marcadores moleculares e DNA barcoding.

Publicado
2022-12-23