Contribuições ao estágio supervisionado em Geografia e sugestões de ações extensionistas para a formação continuada de professores no Campus de Aquidauana, MS

CONTRIBUTIONS TO THE SUPERVISED ACADEMIC PRACTICE IN GEOGRAPHY AND SUGGESTIONS FOR EXTENSION ACTIONS FOR THE CONTINUED EDUCATION OF TEACHERS ON THE CAMPUS OF AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL STATE, BRAZIL

  • Renata Barrocas
  • Eva Teixeira dos Santos

Resumen

 

O propósito desta pesquisa é apresentar ao curso de Geografia do campus de Aquidauana/UFMS propostas de ações extensionistas para serem trabalhadas junto aos professores que colaboram com o estágio supervisionado na escola e aos demais interessados das redes de ensino da região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem crítico-reflexiva. A partir da perspectiva de quatro supervisores de estágio os resultados indicam temas e sugestões que colaboram tanto para as ações extensionistas quanto para o atual formato das etapas do estágio. Assuntos relacionados à Biogeografia, Geomorfologia, Hidrografia e Geopolítica foram indicados como sugestões para projetos de extensão. Quanto a relação universidade e escola, os supervisores consideram que algumas devolutivas precisam ser revistas sobretudo as que envolvem o diálogo entre os pares. Considera-se fundamental investigar as expectativas deste grupo que participa junto a formação inicial docente dos estudantes da licenciatura em Geografia.

Palavras-chave: estágio supervisionado. Geografia. Ensino.

Publicado
2022-12-23