Geoecologia e Métricas de Paisagem como Subsídios ao Planejamento Regional da Amazônia no Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil

GEOECOLOGÍA Y MÉTRICAS DEL PAISAJE AL SERVICIO DE LA PLANIFICACIÓN REGIONAL DE LA AMAZONÍA EN EL ESTADO DE MARANHÃO, NORESTE DE BRASIL

Resumen

O objetivo do estudo em questão é elaborar cenários de conectividade entre as paisagens naturais remanescentes através de métricas de Ecologia de Paisagem, visando à indicação de corredores ecológicos regionais nos limites do bioma amazônico no Estado do Maranhão, a partir de técnicas do sensoriamento remoto em ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica. A primeira etapa da pesquisa consiste na revisão bibliográfica, para o levantamento das bases teóricas da ecologia da paisagem. A segunda etapa consiste no processamento das métricas das formações florestais referentes ao mapeamento de uso e cobertura da terra do MAPBIOMAS entre 1985 e 2020. A terceira etapa consiste nas análises e discussões dos resultados obtidos a partir dos cálculos das métricas. Constatou-se, os grandes desmembramentos florestais históricos detectados entre o Oeste e Norte do Maranhão, e a detecção de áreas prioritárias para planos de implantação de corredores ecológicos.

Biografía del autor/a

Gabriel Costa da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador na área de ecologia da paisagem, possui notório conhecimento e experiência acadêmica/profissional nas áreas de cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e estudos ambientais.

Letícia Moura Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo/UEMA), é bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica, Uso e Cobertura da Terra e Ecologia de Paisagens.

Erick Cristofore Guimarães, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2010), mestrado em Biodiversidade e Conservação, pela Universidade Federal do Maranhão (2018), doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (2020) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (2023). Possuo mais de uma década de experiência na elaboração de documentos referentes ao licenciamento ambiental, tais como EIA/RIMA, EA/PBA, RCA/PCA. Me dedico notadamente à área de recursos pesqueiros, análise e processamento de dados com enfoque principalmente na família de peixes Characidae e outros peixes de pequeno, médio e grande porte que ocorrem em água doce, estuários e marinhos.

Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professor Adjunto I de Geografia Física (UEMA\CECEN\DEGEO). Bacharel em Geografia e Mestre em Sustetabilidade de Ecossistemas pela UFMA. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte), na área de pesquisa "Conservação da Biodiversidade". Trabalha desde 2004 com projetos ambientais, planejamento e ordenamento territorial, com ênfase e cartografia temática e Biogeografia. Já foi gestor de Áreas Protegiadas do Estado do Maranhão (SEMA), Especialista Socioambiental da Prefeitura de São Luís, atuando em projetos com o apoio do Banco Mundial. Atuou ainda como Assessor e Assistente da Pró-Reitoria de Graduação (Uema). Foi Coordenador Técnico do Programa ZEE-Maranhão e Diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento, ambos pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Atualmente, além das atividades docentes na Uema, exerce o cargo de assessor especial da Reitoria. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Biogeografia, Geocologia da Paisagem, Uso e Cobertura da Terra e Conservação da Biodiversidade.

Publicado
2024-06-27