Ecoturismo e Qualidade de Vida na Maturidade: receita para longevidade dos extensionistas na UMA/UEMS
Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o ecoturismo pode contribuir para a promoção da qualidade de vida na terceira idade, com foco específico nos extensionistas da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), em Campo Grande (MS). A pesquisa adotou como metodologia o estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, de natureza empírica e bibliográfica. Os resultados apontaram que o ecoturismo impacta positivamente aspectos físicos, emocionais e sociais da população idosa, fortalecendo vínculos afetivos, promovendo bem-estar. Apesar do reconhecimento de barreiras estruturais, culturais e econômicas por parte dos próprios participantes, o estudo evidencia o potencial do ecoturismo como prática inclusiva e promotora de saúde, lazer e cidadania para pessoas na maturidade. Conclui-se que, com planejamento adequado e iniciativas como a da UMA, é possível ampliar o acesso de idosos a experiências ecoturísticas significativas, proporcionando longevidade e qualidade de vida.
Derechos de autor 2025 Luiza Pasqualotto de Oliveira, Djanires Lageano Neto de Jesus, Neila Barbosa Osório, Marcos Vinicius Campelo Junior

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).