Análise espaço- temporal da dinâmica da Paisagem do Bioma Pantanal Contido na Bacia do Ato Rio Paraguai - MT, Brasil, com foco nos Serviços Ecossistêmicos

SPATIO-TEMPORAL ANALYSIS OF THE ENVIRONMENTAL DYNAMICS OF THE PANTANAL DE CÁCERES- MT, BRAZIL, FOCUSING ON ECOSYSTEM SERVICES

Resumo

O Pantanal é maior área úmida aluvial do planeta, sendo reconhecido pela relevância ecológica funcional. O mosaico fitofisionômico que compõe a planície responde ao ciclo sazonal hidrológico, os processos ecológicos dinâmicos de interação são essenciais para a manutenção, preservação e equilíbrio natural do bioma e dos serviços ecossistêmicos. O Pantanal está ameaçado pelo uso indiscriminado e pela mudança climática. O objetivo desse estudo é analisar descritivamente os serviços ecossistêmicos prestados pelo Bioma Pantanal contido na Bacia do Alto Rio Paraguai – MT, baseado na análise de uso da terra. A metodologia é constituída por três etapas: Pesquisas bibliográfica e documental; coleta de dados geoprocessados da área disponibilizados pelo Mapbiomas; e classificação dos serviços ecossistêmicos, utilizando a ferramenta CICES. Conclui-se que todas as classes de serviços ecossistêmicos ocorrem no Bioma, destacando os serviços das classes: Provisão: pastagens; Regulação: regulação atmosférica, climática e hidrológica e manutenção da biodiversidade; e Cultural: pesca e turismo.

Biografia do Autor

Helibera Rita Ramos Capistrano Aquino, Unemat

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (1999), Especialista em Genética e Evolução pelo IBEPEX, Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT (2015), acadêmica do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT (2022). Atualmente faz parte do quadro de docentes efetivos com modalidade de Dedicação Exclusiva (DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso - IFMT, ocupa o cargo de Professora do Ensino Básico ,Técnico e Tecnológico (EBTT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino, Extensão e Pesquisa. No momento desenvolve estudos de cunho ambiental no Pantanal de Cáceres - MT.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, UNEMAT

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental, doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental e estágios de pós-doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e em Ecologia de Paisagem na Universidad Complutense de Madrid (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e Ciências Ambientais da UNEMAT, sediados em Cáceres/MT. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e uso da terra, Planejamento Ambiental e Paisagem.

Publicado
2024-06-27