AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO BENEFICENTE

  • Eduardo Henrique loreti UNIGRAN / UFGD
  • Karoline Senna
  • Victor Hugo Alves de Souza
Palavras-chave: satisfação no emprego, ambiente de trabalho, desempenho profissional, saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: descrever o nível de satisfação no trabalho dos funcionários de uma instituição beneficente na área de assistência social, saúde e educação. Materiais e Métodos: O estudo é do tipo exploratório, descritivo e aplicado. Foi utilizado o questionário de satisfação no trabalho com 21 funcionários de uma instituição beneficente. Após, os dados foram separados por domínios, sendo: satisfação com salario; satisfação com colegas; satisfação com chefia; satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com promoções. Logo em seguida foi calculada a média aritmética para cada domínio obtendo-se o nível de satisfação. Resultados e Discussão: Foi observado que nos domínios satisfação com os colegas (média 4,6) e satisfação com a natureza do trabalho (média 4,1) os funcionários se demonstraram indiferentes. Já nos domínios satisfação com salario (média 3,1), satisfação com chefia (média 3,9) e satisfação com promoções (média 3,4) os funcionários demonstraram insatisfação. Esses resultados demonstram que a insatisfação pode comprometer o desempenho profissional e da instituição, além de favorecer o surgimento de doenças ocupacionais.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique loreti, UNIGRAN / UFGD

Fisioterapeuta

Doutorando em Ciências da Saúde - UFGD

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Publicado
2018-08-04