Environmental Perception of Members of a Brazilian Army Military Organization

  • JOAO BATISTA DE ANDRADE NETO Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor-USP
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí - UFPI https://orcid.org/0000-0001-9147-5391
Keywords: Environment. Health. Quality of Life. Environmental education.

Abstract

ABSTRACT: To investigate the knowledge of professionals from the 25th Battalion of Hunters in Teresina Piauí, about environmental education as well as the actions of their environmental practices in the work environment. Method: Descriptive study in which information and data were obtained through questionnaires applied to 50 career professionals from the Military Organization. Data analysis was performed using descriptive statistics, using the Statistical Software SPSS version 22®. Results: the findings point to conceptions that basically privileged the traditional tendency and the naturalistic view, relating the terms only to natural aspects. Conclusion: The need to work intensively with training in order to expand their knowledge, conceptual approaches to the environment and environmental education should not be restricted to the ecological dimension but associated with a contextualized view of the local reality.

Author Biography

Patrícia Maria Martins Nápolis, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutorado em Ciências, na linha de Pesquisa em Educação Ambiental, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no curso de Ciências da Natureza. Coordenadora na área de Ensino de Ciências PIBID. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação Ambiental. Professora do mestrado no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí.

References

Sauvé, L. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: uma análise complexa.
Revista de Educação Pública, v. 6, n. 10, p. 72-102, 1997.
Brasil. Lei n. 9795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre Educação Ambiental, Institui a política Nacional de Educação e dá outras providencias. Brasília: Imprensa Oficial, 1999. Acesso em: 06 nov. 2019.
Reigota, M. (1998). Meio ambiente e representação social. 3. ed. São Paulo: Cortez
Müller, J. Educação Ambiental: diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre: FAMURS, 1998.
Loureiro, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (Coord.). Identidades da educação ambiental brasileira/Ministério do Meio Ambiente.
Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, 156 p.
Layrargues, P. P. Crise Ambiental e suas Implicações na Educação.
In: QUINTAS J. S. (Org.): Pensando e praticando educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2 ed. Brasília: Edições IBAMA, p. 159-196, 2002.
Dias, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 8 ed. São Paulo: Gaia, 2003.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico, 2010. Disponível em, https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso em 20 de novembro de 2019.
Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. FIRJAN. Pesquisas e estudos socioeconômicos. 2018. Disponível em:
https://www.firjan.com.br/pagina-inicial.htm. Acesso em 12 de outubro de 2019.
Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Fernandes, F. A.M. O papel da mídia na defesa do meio ambiente. Taubaté:
Revista Ciências Humanas – UNITAU, v. 7, nº 2, 2001. Disponível em:
Acesso em: 16 de nov de 2017.
Reigota, M. 1991. O que é educação ambiental. Brasiliense, São Paulo, Brasil, 63pp.
Tozoni-Reis, M. F C. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição.
Revista Ciência & Educação, v.8, no. 1, 2002.
Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28ª ed.
São Paulo: Paz e Terra, 1996. 166 p.
Guimarães, M. A formação de educadores ambientais. 3ª edição. Ed. Papirus.
Campinas, São Paulo, 2007.
Unesco. Educación para um futuro sostenible: una visión transdisciplinaria para una acción concertada. Paris: Unesco, EPD-97/CONF.401/CLD.1, 1997.
Brasil, Ministério da Defesa, Exército Brasileiro. Portaria Nº 386, de 09 de julho de 2008. Comandante do Exército. Aprova as Instruções Gerais para o Sistema de Gestão Ambiental no Âmbito do Exército (IG 20-10) e dá outras providências.
Brasil, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
Disponível em portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em 19 de outubro de 2017.
Brasil, Ministério da Defesa, Exército Brasileiro. Portaria Nº 1138, de 22 de novembro de 2010. Comandante do Exército. Aprova a Política de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro.
Brasil. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em < http://mobile.cnte.org.br:8080/legislacao-externo/rest/lei/89/pdf> Acesso em: 06 nov. 2017.
Barbieri, J. C; Da Silva, D. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental: uma trajetória comum com muitos desafios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 12, n. 3, 2011.
Carvalho, J. C. M. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Sema & Ipê, São Paulo, Brasil, 102pp. 1998.
Published
2021-11-20