Violência Doméstica: uma revisão bibliográfica

  • Romário Machado Ferreira Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)

Resumen

A violência doméstica é um padrão de comportamento que envolve o relacionamento abusivo e agressivo contra uma pessoa ou contra um dado grupo doméstico, que age de maneira antiética sendo invasiva na subjetividade do outro de maneira a agredi-lo fisicamente ou psíquico. Desta forma, o presente ensaio tem por objetivo apresentar os principais tipos de violência doméstica encontrada na literatura e como os autores se posicionam diante de tal questão. No presente estudo foi realizado uma revisão bibliográfica. Segundo LARKATOS e MARCONI (1987), “a pesquisa bibliográfica trata-se do levantamento, da seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado”. As pesquisas ocorreram no mês de maio a junho de 2018, nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo. Como descritores, foram utilizados: violência and doméstica and psíquico and físico. Dentre os artigos encontrados, foram selecionados os que estavam disponível em português, e os que contemplavam o objetivo geral. Foram excluídos os artigos que falavam de violência doméstica em outros idiomas e os que fugiam completamente ao tema proposto. Na presente pesquisa encontrou-se trinta e sete (37) artigos relevantes para o trabalho. Com critério de inclusão aderiu-se a quatro (4) estudos. Sendo dois (2) de revisão bibliográfica e dois (2) de pesquisa de campo. A revisão cientifica permitiu compreender que a violência doméstica é um fator histórico e que permeia todas as camadas sociais. Destacando que além de perturbador para que sofre as demais violências aqui apresentadas, as vítimas ainda são corrompidas pela ausência de autonomia e na violação dos direitos.

Citas

- BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal.

- DAY, VP; TELLES, LEB. Violência doméstica e suas diferentes manifestações. R. Psiquiatr. RS, 25'(suplemento 1): 9-21, abril 2003.

- GONÇALVES, HS; FERREIRA, AL. A notificação da violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes por profissionais de saúde. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro - RJ – Brasil, 2000.

- LAKATOS, EM; MARCONI, MA. Metodologia do Trabalho Científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

- MINAYO, MCS; SOUZA, ER. É possível prevenir a violência? Reflexões a partir do campo da saúde pública. Ciênc. saúde coletiva [online]. 1999, vol.4, n.1, pp.7-23.

- Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Violência Intrafamiliar: Orientações para práticas em serviço. Brasília: MS; 2001.

- Secretária de Políticas para as Mulheres. Dados nacionais sobre violência contra as mulheres. Disponível em: http://www.compromissoeatitude.org.br/dados-nacionais-sobre-violencia-contra-as-mulheres/ Acesso em 01 de junho de 2018.

- ZACAN, N; WASSERMANN, V. A violência doméstica a partir do discurso de mulheres agredidas. Pensando fam. vol.17 no.1 Porto Alegre jul. 2013

Publicado
2019-03-04