Atendimento à demanda espontânea na atenção primária durante a pandemia do novo coronavírus

  • HELTON DJOHNSONS SILVA BRITO UNIFIP- Centro Universitário
Palavras-chave: Palavras-Chave: Atenção Primaria à Saúde. Equipe interprofissional. Demanda espontânea. Atendimento integral. COVID-19.

Resumo

Resumo:

O artigo refere-se a um relato de experiência de atuação de um grupo de residentes (R1) em APS de um município no interior da Paraíba, durante a pandemia do Covid-19. O trabalho objetivou: relatar a experiência da equipe interprofissional durante os atendimentos à demanda espontânea na ESF, partindo da percepção de quadros de ansiedade e estresse e problemas sociais decorrentes da pandemia para, assim, intervir com orientações multidisciplinares. Os atendimentos se davam de segunda a quinta feira, sempre de forma compartilhada. Quanto aos resultados e discussões fica claro que a APS possui um papel fundamental no controle da pandemia do COVID-19, sendo a ‘porta de entrada’ para o Sistema Único de Saúde (SUS). E através do cuidado à demanda espontânea que se pode oferecer um atendimento humanizado, resolutivo e integral. Conclusão: a experiência possibilitou aos residentes multiprofissionais, vivenciar a realidade de uma Unidade Básica de Saúde em um momento ímpar de pandemia, em que, além de todas as dificuldades enfrentadas por esse serviço de saúde, precisa oferecer um cuidado resolutivo e adequado às demandas específicas do território. Além de afirmar a importância de uma equipe interdisciplinar diante de problemas complexos.

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Publicado
2020-10-06