O amor é uma construção

considerações acerca de "Tudo sobre o amor: novas perspectivas" (2020), de bell hooks

  • Grace Campos Costa Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
  • Leilane Aparecida Oliveira Secretaria Estadual de Ensino de Minas Gerais/Prefeitura Municipal de Uberlândia, Brasil
Palavras-chave: amor, bell hooks, história, estudos culturais

Resumo

A resenha aborda o livro Tudo Sobre o Amor: novas perspectivas (2020),  publicado pela Editora Elefante, escrito pela norte-americana bell hooks. Trata-se de um convite para pensar teoricamente sobre o amor e o seu significado dentro do mundo contemporâneo, através da sociedade capitalista e patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grace Campos Costa, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Mestra em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil, na linha Linguagem, Estética e Hermenêutica. Membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (Nehac). Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3230047528753742

Leilane Aparecida Oliveira, Secretaria Estadual de Ensino de Minas Gerais/Prefeitura Municipal de Uberlândia, Brasil

Graduada, mestre e doutora em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Atualmente é professora concursada da Secretaria Estadual de Ensino de Minas Gerais e da Prefeitura Municipal de Uberlândia, atuando nesta última como Gestora Escolar. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História Social da Arte da Cultura (NEHAC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4712467144718875

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019.

HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Elefante, 2020.

HOOKS, bell. Vivendo de Amor. Portal Geledés, São Paulo, 9 mar. 2010. Disponível em: https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor. Acesso em: 20 out. 2021.

RODRIGUES, Carla. O luto entre a clínica e a política: Judith Butler para além do gênero. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

Capa do livro resenhado contendo uma imagem com o nome da autora tomando grande parte do espaço, com fontes em letras minúsculas, nas cores roxa, branca e ocre. Logo abaixo do nome, consta o título do livro, em cor ocre e o subtítulo em branco.
Publicado
2021-12-28
Como Citar
COSTA, G. C.; OLIVEIRA, L. A. O amor é uma construção. albuquerque: revista de história, v. 13, n. 26, p. 194-201, 28 dez. 2021.