Carmen Miranda

do do-it-yourself à história alternativa da estética da brazilian bombshell

  • Paula Barros Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto
  • Sofia Sousa Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP)
Palavras-chave: Carmen Miranda; DIY; moda; sapatos de plataforma

Resumo

Carmen Miranda foi, e ainda é, um dos maiores ícones musicais e estéticos do Brasil. Carmen foi tudo menos convencional, tradicionalista e conformista, e talvez por isso tenha marcado a história da música e da moda brasileira e internacional. Assim, neste artigo, pretendemos debruçar-nos sobre dois tópicos fulcrais, nomeadamente o uso do Do-It-Yourself (DIY) nas suas criações artísticas, bem como pretendemos demonstrar a relevância do design dos sapatos de plataforma em relação à moda nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Ana Carina. Presença do discurso colonial do Estado Novo na imprensa das organizações femininas do regime: A Menina e Moça e a Presença. Vária, v.60, p.115-131, 2011.
AZEVEDO, Nara & FERREIRA, Luiz Otávio. Modernização, políticas públicas e sistema de gênero no Brasil: educação e profissionalização feminina entre as décadas de 1920 e 1940. Cadernos Pagu, v.27, p.213-254, 2006.
BENNETT, Andy & GUERRA, Paula. DIY Cultures and Underground Music Scenes. New York: Routledge, 2019.
BENNETT, Andy & PETERSON, Richard (eds.). Music Scenes. Local, Translocal, and Virtual. Nashville: Nashville University Press, 2004.
BESERRA, Bernadete. Sob a sombra de Carmen Miranda e do carnaval: brasileiras em Los Angeles. Cadernos pagu, v.28, 2007. https://www.scielo.br/j/cpa/a/bpnVBPGNbCV85M5cKJgsGBr/?format=pdf&lang=pt
BISHOP-SANCHEZ, Kathryn. Creating Carmen Miranda: Race, Camp, and Transnational Stardom. Nashville: Vanderbilt University Press, 2016.
BRAGA, Isabel M.R. Mendes Drumond. A Mocidade Portuguesa Feminina e a formação culinária em Menina e Moça (1947-1962). Dossiê: Género e Alimentação, Cadernos Pagu, v.39, p.201-206, 2012.
CASTRO, Ruy. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
CHIDGEY, Red. Developing communities of Resistance? Maker Pedagogies, Do-It-Yourself Feminism, and DIY Citizenship. In: RATTO, Matt; BOLER, Megan & DEIBERT, Ronald (eds.). DIY Citizenship.Critical Making and Social Media. London: The MIT Press, p. 101-123, 2014.
CLARK, Walter Aaron. Doing the Samba on Sunset Boulevard Carmen Miranda and the Hollywoodization of Latin American Music. In: CLARK, Walter Aaron (ed.). From Tejano to Tango. Essays on Latin American Popular Music. New York: Routledge, 2002.
CLARKE, John. Style. In: HALL, Stuart & JEFFERSON, Tony (eds.). Resistance through rituals. Londres: Routledge, p.175-191, 1976.
COHEN, Stanley. Folk devils and moral panics: the creation of the Mods and Rockers. Cambridge: Basil Blackwell, 1972.
CORRÊA, Gustavo Borges. Imagens de Carmen Miranda no mundo gay. Textos escolhidos de cultura e arte populares, v.8, n.1, p.139-148, 2011.
EL NEMR, Ahmed. From natural to synthetic fibers. Textitles: Types, Uses and Production Methods, 1-152, 2012.
EMBACHER, Airton. Moda e identidade. A construção de um estilo próprio. São Paulo: Editora Anhembri Morumbi, 2004.
FAÉ, Rogério. O discurso desenvolvimentista no segundo governo de Getúlio Vargas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 7, n.2, p.1-18, 2013.
FASHION.BUBBLES. Salvatore Ferragamo – A autobiografia do Sapateiro dos Sonhos é lançada em podcast. Online. Conult. 26.12.2022. Disponível em: https://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/salvatore-ferragamo/
FORAN, Rachel E. Commodification and Exploitation of the Brazilian bombshell Carmen Miranda. The Western States theatre Review, v.21, p.25-30, 2015.
FUENTE, Eduardo de la. Tanto…Quanto: Sobre a necessidade de uma sociologia textural da arte. Caderno CRH, v.32, n.87, p.475-490, 2019.´
GASPAROTTO, Lucas André. Alma e destino do povo português. O fado como identidade nacional lusa no limiar do Estado Novo (1927 – 1933). Oficina do Historiador, v.7, n.2, p.80-96, 2014.
GARCIA, Tânia da Costa. O “It Verde e Amarelo” de Carmen Miranda (1930-1946). São Paulo: Annablume, 2004.
GARCIA, Tânia da Costa. Carmen Miranda e os good neighbours. Diálogos, v.7, n.1, p.37-46, 2017.
GAUGELE, Elke (ed.). Aesthetic Politics in Fashion. Berlin: Sternberg Press, 2014.
GOULD, Mark. History is Sociology: All Arguments are Counterfactuals. Journal of Historical Sociology, v.32, p.1-11, 2019.
GUEDES, Renato Celestino & TEIXEIRA, Edilene Lagedo. A moda no pós-guerra no ano de 1947: o exemplo dos ícones Eva Perón e Carmen Miranda. XIV Encontro Nacional da ANPUH-RIO. Memória e Património. Rio de Janeiro, 19 a 23 de Junho de 2010, 2010. ISBN: 978-85-60979-08-0.
GUERRA, Paula. Teenagers From Outer Space. Contributos para uma genealogia dos fios que teceram a moda e o do-it-yourself em Portugal. dObra[s], v.34, p.20-63, 2022.
GUERRA, Paula. So close yet so far: DIY cultures in Portugal and Brazil. Cultural Trends, v.30, n.2, p.122-138, 2021.
GUERRA, Paula. Raw Power: Punk, DIY and Underground Cultures as Spaces of Resistance in Contemporary Portugal. Cultural Sociology, v.12, n.2, 2018.
https://doi.org/10.1177/1749975518770353
GUERRA, Paula. ‘Just can’t go to sleep’: DIY cultures and alternative economies from the perspective of social theory. Portuguese Journal of Social Science, v.16, n.3, p.283-303, 2017.
GUERRA, Paula & BONADIO, Maria Claudia. Moda, do-it-yourself e culturas globais digitais. dObra[s], v.34, p.9-18, 2022.
GUERRA, Paula & FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Today Your Style, Tomorrow The World: punk, moda e imaginário visual. ModaPalavra, v.12, n.23, p.73-111, 2019.
GUERRA, Paula & STRAW, Will. I wanna be your punk: o universo de possíveis do punk, do D.I.Y. e das culturas underground. Cadernos de Arte e Antropologia, v.6, n.1, p.5-16, 2017.
HARVEY, Frank. “What If” History Matters? Comparative Counterfactual Analysis and Policy Relevance. Security Studies, v. 24, n. 3, p.413-424, 2015.
KERBER, Alessander. Representações das identidades nacionais argentina e brasileira nas canções interpretadas por Carlos Gardel e Carmen Miranda (1917-1940). Tese de Doutorado. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007.
KERBER, Alessander. Carmen Miranda entre representações da identidade nacional e de identidades regionais. ArtCultura, v.7, n.10, p.121-132, 2005.
KOZINETS, Robert. Netnography. The Essential Guide to Qualitative Social Media Research. London: Sage, 2020.
KRETZ, Gachoucha & VALCK, Kristine. “Pixelize me!”: Digital storytelling and the creation of archetypal myths through explicit and implicit self-brand association in fashion and luxury blogs. In: BELK, Russel W. (ed.). Research in Consumer Behavior (Research in Consumer Behavior. London: emerald Publishing, 2010, p.313-329.
LEITÃO, Débora Krischke. Cultura e natureza no kitsch à brasileira. Concinnitas, v.01, n.20, p.58-81, 2013.
LIMA, Gabriel Veppo. Carmen Miranda, o Estado Novo e o discurso verdadeiro. Fragmentum, n.36, p..24-36, 2013.
LOUREIRO, Sandra Maria Correia; SERRA, Jessica & GUERREIRO, João. How Fashion Brands Engage on Social Media: A Netnography Approach. Journal of Promotion Management, v.25, n.3, p.367-378, 2019.
MACEDO, Káritha Bernardo. A imagem de Carmen Miranda como representação da brasilidade: questionamentos de interpretações a partir de seus filmes na Boa vizinhança. ModaPalavra, v.13, n.28, p.257-296, 2020.
MACEDO, Káritha Bernardo. Carmen Miranda e nacionalismo na década de 1930. DAPesquisa, v.7, n.9, p. 380-392, 2018.
MAHONEY, James & BARRENECHEA, Rodrigo. The logic of counterfactual analysis in case-study explanation. The British Journal of Sociology, v. 70, n.1, p. 306-338, 2017.
MORAIS, Natani Cristtine & IRSCHLINGER, Fausto Alencar. Moda, Mulher e Sociedade Brasileira (1920-1940). Akrópolis, v.20, n.3, p.141-149, 2012.
MOURA, Beatriz Foganholi Gomes de. Have you ever danced in the tropics? Carmen Miranda e as representações dos latino-americanos no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1943). Trabalho de conclusão de curso de graduação, Universidade Federal de São Paulo, 2019.
NASSER, David. A Vida Trepidante de Carmen Miranda. Rio de Janeiro: Record, 1989.
NEVES, José de Sousa Machado. Tecnologia Têxtil – 1ª parte – Matérias-primas têxteis. Porto: Livraria Lopes da Silva Editora, 1982.
OROZCO-ESPINEL, Paula. Carmen Miranda em Hollywood (1939-1945): no centro da tela, à margen da história. Palabra Clave [online], v.22, n.4, 2019. ISSN 0122-8285.
OVALLE, Priscilla Peña. Dance and the Hollywood Latina. Race, Sex, and Stardom. USA: alk.paper, 2011.
PARRIS, Kenyon. Carmen Miranda’s Navel. New Series, v.9, n.3, p.71-77, 1987.
PONTIN, Priscila Kieling; WAISMANN, Moisés & BEM, Judite Sanson. A moda e a memória: dos brechós ao estilo DIY como construção de identidade. d[O]bras, v.35, p.171-182, 2022.
ROBERTS, Shari. “The Lady in the tutti-Frutti Hat”: Carmen Miranda, a Spectacle of Ethnicity. Cinema Journal, v.32, n.3, p.3-23, 1993.
SANT’ANNA, Mara Rúbia & MACEDO, Káritha Bernardo. Imagens de América Latina no figurino e corpo da baiana de Carmen Miranda: memória social e identidade. Comunicação e Sociedade, v.24, p.161-185, 2013.
SAPIR, Edward. Fashion. In: BARNARD, Malcolm (ed). Fashion Theory. London: Routledge, 2020.
SCHEMES, Claudia & ARAUJO, Denise Castilhos. O artista gráfico Alceu Penna na Revista O Cruzeiro: apropriações e ressignificações da moda europeia e a representação da mulher (1940-1950). Cultura Visual, v.1, n.15, p.57-69, 2011.
SHAW, Lisa. Carmen Miranda. London: Palgrave Macmillan, 2013.
SHAW, Lisa. The celebritisation of Carmen Miranda in New York, 1939–41. Celebrity Studies, v.1, n.3, p.286-302, 2010.
SOEIRO, Teresa. Soqueiros e tamanqueiros. Fabrico e usos do calçado de pau em Cabeceiras de Basto. Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, 2017.
TETLOCK, Philip E. & BELKIN, Aaron. Counterfactual Thought Experiments in World Politics: Logical, Methodological, and Psychological Perspective. Princeton: Princeton University Press.
TIERNEY, Tom. Carmen Miranda. Paper Dolls in Full Color. Mineola: Dover Publications, 1982.
TRAMA.LIFE. Tendência moda tropical: Carmen Miranda e a sua influência na moda. Online. Consult. 26.12.2022. Disponível em: https://trama.life/pt-br/tendencia-moda-tropical-carmen-miranda-e-a-sua-influencia-na-moda/
VELLOSO, Cecília Texeira; ABDALLA, Gabriela Cassiano & PERASSI, Richard. Behaviorismo vernacular e os tamancos de Carmen Miranda. Triades, v. 9, n.1, p.63-73, 2020.
Publicado
2023-09-02
Como Citar
BARROS, P.; SOUSA, S. Carmen Miranda. albuquerque: revista de história, v. 15, n. 29, p. 41-60, 2 set. 2023.