As fronteiras de um corpo imaginário

o gênero e a identidade em "O menino que brincava de ser", obra de Georgina Martins

  • Thiago Venicius de Sousa Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Lorena Maria de França Ferreira Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Palavras-chave: corpo, gênero, identidade, História

Resumo

Neste artigo, estudamos a obra O menino que brincava de ser (2000), de Georgina Martins, investigando como são abordados os temas do gênero, corpo e identidade no universo da literatura infantil. A análise enfatiza as brincadeiras do ser do personagem Dudu, que apresenta um gosto não convencional pela cópia ao imitar personagens de contos de fada – geralmente do sexo oposto. Situação que acentuará os problemas das fronteiras do masculino-feminino ao evidenciar o potencial do imaginário na produção de novas subjetividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Venicius de Sousa Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando de História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGH/UFRN). Pós-graduando em Direito Civil e Processual Civil e Bacharel em Direito pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (Centro Universitário UNINOVAFAPI). Especialista em História Social da Cultura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

icone_lattes.pnghttp://lattes.cnpq.br/3120096076562584

Lorena Maria de França Ferreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em História do Brasil (UFPI). Graduada em Bacharelado em História pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

icone_lattes.pnghttp://lattes.cnpq.br/9548572381548856

Referências

ALBUQUERQUE júnior, Durval Muniz de. Nordestino: invenção do ‘falo’: uma história do gênero masculino (1920-1940). 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.,1981.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi; rev. da tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.

CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.

CARVALHO, Daniel Alencar de. Diálogos do descompasso: os tempos de Monteiro Lobato na composição da nação brasileira (1914-1927). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KONSTAN, David. Ressentimento: história de uma emoção. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimentos: indagações sobre uma questão sensível. 2. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2004.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

LE BRETON, David. Sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

LIMA, Elisabeth Gonzaga. Fragmentos do eu: a escrita íntima em Lima Barreto. Tese (Doutorado em Literatura) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2005.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Marcas do corpo, marcas de poder. In: LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MARTINS, Georgina da Costa. O menino que brincava de ser. São Paulo: DCL, 2000.

NOLASCO, Sócrates. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

OLIVEIRA, Pedro Paulo de. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2004.

PERROT, Michelle. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Cadernos Pagu. Campinas, n. 4, p. 9-28, 1995.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. Literatura infantil e desenvolvimento da imaginação: trabalho modelado como ferramenta de ensino do argumento narrativo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto e a escrita de si. In. Estudos avançados, São Paulo, v. 33, n. 96, p. 137-153, ago. 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/161285. Acesso em: 15 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0009

SILVA, Alessandra Garrido Sotero. A literatura infanto-juvenil engajada de Georgina Martins: a busca de novos valores diante da indiferença pós-moderna à exclusão social brasileira. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Identidade e diferença. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

XAVIER FILHA, Constantina. Sexualidade e identidade de gênero na infância. Revista diversidade e educação, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 6, p. 14-21, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6375. Acessado em: 12 dez. 2019.

Publicado
2020-06-29
Como Citar
COSTA, T. V. DE S.; FERREIRA, L. M. DE F. As fronteiras de um corpo imaginário. albuquerque: revista de história, v. 12, n. 23, p. 58-74, 29 jun. 2020.