As fronteiras de um corpo imaginário
o gênero e a identidade em "O menino que brincava de ser", obra de Georgina Martins
Resumo
Neste artigo, estudamos a obra O menino que brincava de ser (2000), de Georgina Martins, investigando como são abordados os temas do gênero, corpo e identidade no universo da literatura infantil. A análise enfatiza as brincadeiras do ser do personagem Dudu, que apresenta um gosto não convencional pela cópia ao imitar personagens de contos de fada – geralmente do sexo oposto. Situação que acentuará os problemas das fronteiras do masculino-feminino ao evidenciar o potencial do imaginário na produção de novas subjetividades.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE júnior, Durval Muniz de. Nordestino: invenção do ‘falo’: uma história do gênero masculino (1920-1940). 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A.,1981.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Pádua Danesi; rev. da tradução de Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
CADEMARTORI, Ligia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
CARVALHO, Daniel Alencar de. Diálogos do descompasso: os tempos de Monteiro Lobato na composição da nação brasileira (1914-1927). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
DEL PRIORE, Mary (org.). História das crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KONSTAN, David. Ressentimento: história de uma emoção. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (org.). Memória e (res)sentimentos: indagações sobre uma questão sensível. 2. ed. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2004.
LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
LE BRETON, David. Sociologia do corpo. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
LIMA, Elisabeth Gonzaga. Fragmentos do eu: a escrita íntima em Lima Barreto. Tese (Doutorado em Literatura) - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2005.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Marcas do corpo, marcas de poder. In: LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARTINS, Georgina da Costa. O menino que brincava de ser. São Paulo: DCL, 2000.
NOLASCO, Sócrates. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
OLIVEIRA, Pedro Paulo de. A construção social da masculinidade. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2004.
PERROT, Michelle. Escrever uma história das mulheres: relato de uma experiência. Cadernos Pagu. Campinas, n. 4, p. 9-28, 1995.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
RIBEIRO, Aline Escobar Magalhães. Literatura infantil e desenvolvimento da imaginação: trabalho modelado como ferramenta de ensino do argumento narrativo. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. É possível realizar uma história do corpo? In: SOARES, Carmen Lúcia (org.). Corpo e História. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto e a escrita de si. In. Estudos avançados, São Paulo, v. 33, n. 96, p. 137-153, ago. 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/161285. Acesso em: 15 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3396.0009
SILVA, Alessandra Garrido Sotero. A literatura infanto-juvenil engajada de Georgina Martins: a busca de novos valores diante da indiferença pós-moderna à exclusão social brasileira. Tese (Doutorado em Teoria Literária) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
SILVA, Tomas Tadeu da (org.). Identidade e diferença. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
XAVIER FILHA, Constantina. Sexualidade e identidade de gênero na infância. Revista diversidade e educação, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 6, p. 14-21, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6375. Acessado em: 12 dez. 2019.
Copyright (c) 2020 albuquerque: revista de história

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de albuquerque: revista de história.