INCLUSÃO, FACILIDADES E DESAFIOS

PERCEPÇÕES DOCENTES

  • Luis Henrique Domingues Verão das Neves
  • Marina Brasiliano Salerno UFMS

Resumen

 A educação no contexto atual, a partir da reivindicação de direitos e a luta pela justiça social de grupos minoritários, abre caminho para discussão de uma educação inclusiva e equitativa para todos e todas, o que inclui a pessoa com deficiência. Neste ínterim, o presente manuscrito tem por objetivo delinear aspectos relacionados à pessoa com deficiência, ao entendimento de inclusão docente e as facilidades e desafios do processo inclusivo em âmbito escolar. Trate-se de um estudo qualitativo de cunho descritivo, oriundo do estudo piloto parte da dissertação em andamento do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realizou-se entrevista semiestruturada com duas professoras (Helena e Joana) de Educação Física do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, por intermédio da plataforma digital Google Meet, com posterior transcrição dos dados no programa Transkriptor. Os dados oriundos deste estudo nos demonstram uma percepção de inclusão para além da teoria, relacionada ao fazer e estar junto. Ainda, no que tange as facilidades do processo de inclusão do contexto escolar, obtivemos que o apoio pedagógico e relação interpessoal discente são fatores facilitadores. Quanto aos desafios os dados versaram sobre: formação inicial que não contempla a perspectiva inclusiva. No que se refere a percepção de inclusão, as professoras se sentem inclusivas e buscam desenvolver aulas que abrangem todos e todas discentes.
 

Biografía del autor/a

Luis Henrique Domingues Verão das Neves


 

Publicado
2024-04-25