TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MS

evidências sobre a natureza do trabalho no judiciário e o clima organizacional

Resumo

Este estudo teve como objetivo elaborar um diagnóstico do Clima Organizacional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Comarca de Corumbá-MS. Por meio da abordagem quantitativa e tendo objetivo descritivo, a pesquisa foi conduzida utilizando a técnica de levantamento (survey). O instrumento de coleta de dados foi o questionário de Clima Organizacional validado por Villardi, Ferraz e Dubeux (2011). Participaram da pesquisa 44 servidores selecionados por conveniência. Os resultados apontam que o fator que obteve o maior escore observado foi conformidade com as normas. Essa avaliação pode ter relação com a natureza do trabalho dos servidores, por ser parte essencial do trabalho no âmbito judiciário o conhecimento devido de leis e normas. O menor escore observado foi o fator reconhecimento, sendo que, dentro do ambiente de trabalho, é considerado uma das principais medidas para motivar e promover conquistas pessoais, profissionais.

Biografia do Autor

Adonias Justiniano de Sales Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Gestor Público na Prefeitura Municipal de Corumbá-MS e Discente do Curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutora em Economia pelo departamento de Economia da FEA/USP. Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Pesquisadora do PENSA/USP - Centro de Conhecimentos em Agronegócios. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento" e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Gestão da Produção e Custos (NIEPC). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo agrícola, Nova Economia Institucional, Sustentabilidade. Possui experiência nas áreas de Cadeias Produtivas, Diagnóstico de Desempenho Organizacional e Pensamento Complexo; Estratégia; Comunicação e Marketing; Tecnologia.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Atua em torno dos temas: Comportamento do consumidor, Comportamento do consumidor de alimentos, perfil do consumidor, Consumidor Infantil, Criação de valor e Varejo de alimentos. Atualmente é professor do curso de Administração do Campus do Pantanal - CPAN, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
SALES FILHO, A. J. DE; THIAGO, F.; GONÇALVES, C.; MACIEL, W. R. E. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor