RAÍZES SOCIOCULTURAIS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS QUE SUSTENTAM O FEMINICÍDIO

índices do Brasil e em Mato Grosso do Sul

  • Jaqueline Teodoro Comin UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar as raízes do feminicídio. Neste sentido iremos compreender os fatores sociais, culturais, históricos, econômicos e políticos que organizam as relações de gênero tal como são, culminando em violências contra as mulheres. O texto esta dividido em três partes: na primeira apresenta alguns dados sobre violência doméstica, taxa de estupro e feminicídio no Brasil e em Mato Grosso do Sul, em seguida, tipificamos o feminicídio, sua origem, adentrando nos conceitos de feminismo e gênero, e por fim abordamos aspectos do patriarcado, culturais e históricos que estruturam as relações entre homens e mulheres de forma hierárquica, violenta e machista. A metodologia utilizada tem base em uma revisão bibliográfica a cerca do tema, dos conceitos que o envolvem, conceituando historicamente e socialmente. Com isso compreendemos o ciclo da violência, suas etapas graduais, como é reproduzida socialmente, institucionalmente e como podemos atuar coletivamente para o fim da violência contra mulheres através da capacitação dos agentes que atuam neste campo, identificando as etapas das violências até culminar no feminicídio, previnindo-a em prol do fim desta.

Biografia do Autor

Jaqueline Teodoro Comin, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

Licenciada em ciencias sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como foco principal de pesquisa: sociologia,mulheres, genero, política, poder e educacao.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
COMIN, J. T. RAÍZES SOCIOCULTURAIS, HISTÓRICAS E POLÍTICAS QUE SUSTENTAM O FEMINICÍDIO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo