BLUE OCEAN STRATEGY: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Resumo
A Estratégia do Oceano Azul (EOA) atraiu o interesse de muitos gestores após o crescimento da economia compartilhada e o desenvolvimento da era digital. O EOA é uma combinação de inovação de valor e novos mercados, impulsionando um desempenho sustentado na organização, mas é de difícil compreensão e implementação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar vinte e nove artigos internacionais sobre o tema EOA que foram encontrados na plataforma SCOPUS entre os anos 2010 e 2019. Foi verificado o número de autores, ano de publicação, local de publicação, título, objetivo, tipo de pesquisa, abordagem metodológica e número de citações de cada trabalho. Neste sentido, a bibliometria foi usada como uma maneira de quantificar estatisticamente os dados oportunos ao estudo. Além disso, buscou-se realizar uma revisão de literatura sobre a temática EOA. A pesquisa é de cunho exploratória e descritiva. Os resultados apontam para uma maior quantidade de artigos publicados no ano de 2018 e um equilíbrio no usos dos métodos qualitativo e quantitativo. Quanto à abordagem de pesquisa utilizada nos artigos selecionados, o estudo descritivo foi o mais frequente. Quanto ao ano de ocorrência das citações, os maiores indicadores apontam para os anos entre 2016 e 2018.