DESAFIOS DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE CAIXAS DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE PARA OPERADORA NA MODALIDADE AUTOGESTÃO

estudo de caso na Unisaude MS

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo identificar as características de agências de saúde que utilizam o sistema de gerenciamento de autogestão, bem como apresentar o caso da associação UniSaúde MS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Verificou-se que os beneficiários dos planos participam de um conselho deliberativo das operadoras dos serviços prestados e atuam como co-gestores de todo o sistema. A pesquisa mostrou ainda que o principal intuito da autogestão é alcançar a qualidade de vida dos beneficiários por meio de um custo acessível e que esteja de acordo com as possibilidades de cada um. Observou que a organização jurídico-institucional dos planos de autogestão se dá ou por meio da criação de uma entidade jurídica externa à organização ou por um departamento interno à organização. Foi possível identificar ainda a evolução da UniSaúde MS até o momento da sua transformação para autogestão, além de identificá-la como um órgão sem fins lucrativos que oferece assistência preventiva e recuperação de saúde.

 

Biografia do Autor

Marcelo Vargas Lopes, UCDB

Pós-graduado em MBA Executivo em Gestão de Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Especialista em Gestão de Segurança Pública e Defesa Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2003). Curso Superior em Polícia pela Acadepol/MS (2001). Curso de formação de Delegado de Polícia pela AESP/MS (1990). Graduado em Direito pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso – FUCMT (1988). Funcionário público estadual, exercendo a função de Delegado de Polícia. Atualmente exerce o cargo de Delegado Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Maira Nunes Faria Portugal Silva, UCDB

Mestre em Desenvolvimento Local - UCDB. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2014). Especialista em Direito Ambiental com Ênfase em Regularização Ambiental e Licenciamento pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2011). Graduada em Direito pela Universidade Anhanguera Uniderp (2006). Advogada. Professora da UCDB do Curso de Direito, Ciências Contábeis, UCDB Virtual e do Portal da Educação. Membro do grupo de pesquisa Desenvolvimento, Meio-Ambiente e Sustentabilidade, cadastrado no CNPQ

Álvaro Freitas Faustino-Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando e mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019) e graduado em Administração pelo Centro Universitário Toledo, campus Araçatuba/SP (2016). Trabalhou como Diretor de Marketing na Zenith Empresa Júnior de consultoria do UniToledo (2016), durante quatro anos como gerente de telemarketing na Rubi Editora (2013-2016) e como assistente financeiro na Spazi Empreendimentos e Construções Ltda. (2016-2017). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, políticas públicas de alimentação, mercadologia, comportamento do consumidor, falhas de serviços, recuperação de falhas de serviços e agronegócios. Atualmente é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (campus Três Lagoas), ministrando as disciplinas de Agronegócio, Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Fundamentos da Administração, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão de Serviços e Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação, bem como na Faculdade Novoeste onde ministra aulas de Metodologia Científica para os cursos de pós-graduação lato sensu de Língua Inglesa e Portuguesa.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
VARGAS LOPES, M.; NUNES FARIA PORTUGAL SILVA, M.; FAUSTINO-DIAS, ÁLVARO F. DESAFIOS DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE CAIXAS DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE PARA OPERADORA NA MODALIDADE AUTOGESTÃO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor