ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN) À LUZ DO NOURISHING FRAMEWORK

  • Kamila Ribeiro AKAMINE Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Álvaro Freitas Faustino-Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-7477-8769
  • Caroline Pauletto SPANHOL FINOCCHIO Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - ESAN

Resumo

O presente artigo analisa a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) à luz do NOURISHING framework, criado pelo Fundo Mundial de Pesquisa sobre o Câncer. O referido framework apresenta três domínios políticos de atuação: ambiente alimentar, sistema alimentar e comunicação para a mudança de comportamento dos indivíduos. No que se refere a abordagem, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Os resultados revelaram que a PNAN abrange todos os aspectos trazidos pelo NOURISHING, porém o detalhamento de algumas ações contribuiria para que houvessem práticas mais efetivas em todos os domínios.

Biografia do Autor

Álvaro Freitas Faustino-Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando e mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019) e graduado em Administração pelo Centro Universitário Toledo, campus Araçatuba/SP (2016). Trabalhou como Diretor de Marketing na Zenith Empresa Júnior de consultoria do UniToledo (2016), durante quatro anos como gerente de telemarketing na Rubi Editora (2013-2016) e como assistente financeiro na Spazi Empreendimentos e Construções Ltda. (2016-2017). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de alimentos, políticas públicas de alimentação, mercadologia, comportamento do consumidor, falhas de serviços, recuperação de falhas de serviços e agronegócios. Atualmente é professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (campus Três Lagoas), ministrando as disciplinas de Agronegócio, Empreendedorismo, Estratégia Empresarial, Fundamentos da Administração, Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Gestão de Serviços e Tecnologia e Gestão de Sistemas de Informação, bem como na Faculdade Novoeste onde ministra aulas de Metodologia Científica para os cursos de pós-graduação lato sensu de Língua Inglesa e Portuguesa.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
AKAMINE, K. R.; FAUSTINO-DIAS, ÁLVARO F.; SPANHOL FINOCCHIO, C. P. ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (PNAN) À LUZ DO NOURISHING FRAMEWORK. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo