AÇÕES INTERDISCIPLINARES COMO METODOLOGIA PARA INTEGRAÇÃO DA MATEMÁTICA À AGRICULTURA
Resumo
Objetivou-se com este trabalho compreender a importância da interdisciplinaridade na formação do conhecimento contemporâneo, bem como sua integração entre matemática e ciências agrárias. Esta metodologia marca o rompimento de uma visão cartesiana e mecanicista da educação e assume uma concepção mais integradora e dialética para construir o conhecimento com práticas pedagógicas integradas. O referencial teórico demonstra que apesar da interdisciplinaridade existir a muito tempo na literatura, suas aplicações ainda são bem incipientes, porque o primeiro passo a ser dado na inserção desse assunto seria na formação acadêmica dos docentes que são os multiplicadores do conhecimento. Os resultados demonstram a existência de ampla integração entre matemática e as disciplinas dos cursos relacionados às ciências agrárias. Assim sendo, é possível visualizar que existem diversos conteúdos das ciências exatas que podem ser utilizados, adaptados e aplicados didaticamente de forma interdisciplinar em sala de aula, no sentido de melhorar o entendimento e facilitar as aplicações práticas das ciências agrárias no campo da matemática e contribuir para a evolução do conhecimento, conciliando o entendimento das atividades relacionadas à produção agrícola com a matemática.