ANÁLISE QUANTITATIVA DAS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

  • Alisson Gaspar Chiquitto Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS
  • André Carvalho Baida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

Esta é uma pesquisa quantitativa sobre os números da evasão escolar dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Este estudo justificou-se pela relevância do tema que se faz presente em todas as modalidades de ensino e preocupa muitos profissionais na área de educação devido às consequências que acarreta para toda sociedade. Objetivo: Analisar as variáveis disponibilizadas pelas Plataformas Nilo Peçanha e Atlas Do Desenvolvimento Humano do Brasil, com a intenção de encontrar fortes associações entre a evasão escolar e outras variáveis, a fim de fornecer evidências das causas da evasão escolar. Métodos: Foi necessário o desenvolvimento do PNPDownloader para realizar o download dos dados. Nas análises foram utilizados o teste de correlação linear de Pearson para determinar se há dependência entre a variável que contém os dados da evasão escolar e os outros dados coletados. Resultados: Contudo, os dados obtidos para a realização deste trabalho não foram suficientes para fornecer evidências das causas da evasão escolar dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado. Conclusões: Finalmente, este trabalho mostra que os motivos da evasão escolar são fenômenos complexos e possuem muitos fatores agravantes, dificultando então que os dados sejam analisados individualmente.

Biografia do Autor

Alisson Gaspar Chiquitto, Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, e MBA em Gerenciamento de Projetos e Governança de TI. Tecnólogo em Desenvolvimento de Software pela Universidade Paranaense(2007). Possui experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas e Serviços para Internet. Atualmente sou coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e professor de unidades curriculares Computação/Programação/Web/Mobile no IFMS campus Naviraí. Já atuei como Desenvolvedor de Aplicações/Serviços para Internet, e em universidades particulares em disciplinas relacionadas a Desenvolvimento de Sistema para Internet.

André Carvalho Baida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é magistério do ensino básico, técnico e tecnol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, estratégias, eleições, pesuasão e ideologia.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
GASPAR CHIQUITTO, A.; CARVALHO BAIDA, A. ANÁLISE QUANTITATIVA DAS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo