TÉCNICAS DE ORATÓRIA E O TRABALHO COTIDIANO DE PROFESSORES

Uma reflexão sobre as formas de comunicação em sala de aula

  • Michelle Milhorança Moreira CRE/8 - Coordenadoria Regional de Educação

Resumo

Esse trabalho faz uma reflexão sobre a importância da oratória para a comunicação humana, além de retratar essa relevância especificamente no campo de atuação do Professor(a). As discussões teóricas contemplam a história da oratória como “arte de falar em público”, suas técnicas estratégicas para uma boa comunicação, que seja interativa e assertiva, no trabalho cotidiano desses profissionais. Para ilustrar essas discussões apresento os resultados de um estudo de caso, cuja metodologia será melhor detalhada na introdução deste. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com estudo de caso, realizada como requisito parcial e não obrigatório para obtenção de conclusão de curso técnico em oratória pelo CEPED (Centro Profissional de Educação a Distância). Com o objetivo geral de elucidar as discussões citadas, esse trabalho se põe a pensar como o estudo da oratória e de suas técnicas podem contribuir com o Professor(a) no seu processo de comunicação, investigando, para isso, como esse público alvo se utiliza desta arte durante suas aulas. Com conclusões preliminares, esse trabalho possibilita novos estudos, e/ou estudos mais aprofundados sobre o tema.

Biografia do Autor

Michelle Milhorança Moreira, CRE/8 - Coordenadoria Regional de Educação

Professora Formadora em Ciências Humanas para Professores da Educação Básica na rede Estadual de ensino.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
MILHORANÇA MOREIRA, M. TÉCNICAS DE ORATÓRIA E O TRABALHO COTIDIANO DE PROFESSORES . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo