AÇÕES DE PREVENÇÃO AOS RISCOS DA PANDEMIA DE CORONAVIRUS

Um estudo em uma Unidade Hospitalar de Nova Andradina-MS

  • Paulo César Schotten Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
  • Fernanda Azevedo Ribeiro Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
  • Renan da Silva Costa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)

Resumo

A Pandemia de Coronavírus (COVID-19), que atualmente afeta o Brasil, é responsável por causar doenças respiratórias, que apresenta infecções agudas até mesmo graves, levando a morte de algumas das pessoas afetadas. Por tratar-se de uma doença contagiosa, exige mudanças no comportamento da população, adotando-se medidas preventivas como a busca pelo isolamento social, forçando as pessoas a ficar em casa, evitando a circulação do vírus. Por outro lado, um dos grupos mais expostos para contaminação pelo Vírus é o pessoal que trabalha no atendimento hospitalar. O objetivo desse estudo foi descrever as estratégias e medidas preventivas que a organização Hospitalar está tomando para proteger os profissionais de saúde da linha de frente, que estão expostos aos fatores de riscos em meio à pandemia do coronavírus. Metodologicamente, essa pesquisa trata-se de pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo e estudo de campo quanto aos seus procedimentos técnicos. No campo de estudo foram identificadas todas as ações desenvolvidas pelo hospital em estudo e descritas às formas como estão sendo trabalhadas em busca da prevenção dos riscos aos atendentes de saúde. Finaliza-se por apresentar um resumo com os objetivos e aplicações de cada uma dessas ações.

Biografia do Autor

Paulo César Schotten, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)

Mestre em Administração. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Administração, UAS Nova Andradina.

Fernanda Azevedo Ribeiro Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UAS Nova Andradina, MS.

Renan da Silva Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
Professor na área de Ciências Contábeis, especialista em Gestão Tributária. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Nova Andradina, MS.
Publicado
2020-10-31
Como Citar
SCHOTTEN, P. C.; COSTA, F. A. R.; COSTA, R. DA S. AÇÕES DE PREVENÇÃO AOS RISCOS DA PANDEMIA DE CORONAVIRUS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território e Urbanização