ESTUDO META-ANALITICO DA RELAÇÃO DA IDADE DE DESMAME E O GANHO DE PESO DIÁRIO DA LEITEGADA NA FASE DE MATERNIDADE E CRECHE

  • Janaína Palermo Mendes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Jean Kaique Valentim Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Fabiana Ribeiro Caldara Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Rita Therezinha Rolim Pietramale Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Luan Sousa dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Deivid Kelly Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Um dos aspectos que fere as diretrizes do Bem-estar animal está diretamente relacionado à idade de desmame precoce, já que os animais encontram-se fisiologicamente imaturos e mais susceptíveis à problemas no desempenho no pós-desmame. Deste modo, o presente trabalho busca avaliar por meio de uma meta-análise, o desempenho de leitões desmamados com idades entre 14 a 42 dias, para este trabalho foram pesquisadas nas principais bases eletrônicas como Periódicos Capes e Google Scholar, 29 artigos relacionados ao tema no período de 2001 a 2019. Foram utilizados os contrastes de polinômios ortogonais e ajustaram-se as equações de regressão linear e quadrática ao nível de 5% de significância. Os resultados obtidos confirmaram as desvantagens do desmame precoce e benefícios do desmame por volta dos 28 dias de idade. Na fase de maternidade, leitões desmamados com idade superior aos 35 dias obtiveram ganho de peso diário inferior (P = 0,002) em relação àqueles desmamados aos 27 dias, tendo através da derivada da equação de regressão a idade de 26,34 dias como o limiar mais eficiente quanto ao GPD entre as idades avaliadas.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
PALERMO MENDES, J.; KAIQUE VALENTIM, J.; RIBEIRO CALDARA, F.; THEREZINHA ROLIM PIETRAMALE, R.; SOUSA DOS SANTOS, L.; BARBOSA, D. K. ESTUDO META-ANALITICO DA RELAÇÃO DA IDADE DE DESMAME E O GANHO DE PESO DIÁRIO DA LEITEGADA NA FASE DE MATERNIDADE E CRECHE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia