APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR CÁRNEO LOCALIZADA NA CIDADE DE PRESIDENTE EPITÁCIO-SP

  • Simone Geitenes Colombo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Ana Carolina dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Débora Regina Antunes Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mirian Batista de Oliveira Bortoluzzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mara Rubia da Silva Miranda

Resumo

A exigência por produtos de qualidade é cada vez maior por parte dos clientes. Tal exigência se torna ainda mais expressiva quando se trata de produtos alimentícios, visto que o consumo destes está diretamente associado à saúde do consumidor. Neste sentido, o presente artigo apresenta a aplicação de ferramentas da qualidade para melhoria dos serviços oferecidos por uma empresa do setor cárneo da cidade de Presidente Epitácio/SP. O estudo permitiu identificar as principais não-conformidades dos produtos bem como definir suas principais causas. A investigação de tais causas permite minimizar seus efeitos garantindo melhorias reais para empresa, aumento da qualidade percebida pelo cliente e diminuição das perdas.

Palavras-chave: Qualidade; Atendimento; Alimentos

Biografia do Autor

Simone Geitenes Colombo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada em Engenharia de Produção pela UTFPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPR. Atualmente é professora da UFMS, Camous de Nova Andradina.
Publicado
2020-10-30
Como Citar
GEITENES COLOMBO, S.; DOS SANTOS, A. C.; ANTUNES VIEIRA, D. R.; BATISTA DE OLIVEIRA BORTOLUZZI, M.; DA SILVA MIRANDA, M. R. APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA MELHORIA DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DO SETOR CÁRNEO LOCALIZADA NA CIDADE DE PRESIDENTE EPITÁCIO-SP. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas